sicnot

Perfil

País

Novos donos da TAP reúnem hoje à tarde com trabalhadores

Os novos donos da TAP reúnem-se hoje com os trabalhadores do grupo pelas 14:30, no refeitório das instalações da companhia, em Lisboa, um dia depois da assinatura do contrato que passou a maioria do capital para o consórcio Gateway.

© Hugo Correia / Reuters

"Na sequência da conclusão do processo de reprivatização da TAP assinada com o agrupamento Atlantic Gateway, convidam-se todos os trabalhadores a participar em reunião com representantes dos novos acionistas, que se realiza sexta-feira, dia 13 de novembro, pelas 14h30, no refeitório geral, na sede da companhia, em Lisboa", lê-se na comunicação enviada aos trabalhadores do grupo TAP, a que a Lusa teve acesso.

A Parpública anunciou na quinta-feira à noite a assinatura do acordo de conclusão da venda direta de 61% do capital da TAP ao consórcio Gateway, detido pelos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman.

No âmbito do acordo assinado está prevista a injeção de 150 milhões de euros de imediato na TAP, que, segundo o atual presidente do Conselho de Administração, Fernando Pinto, vão permitir fazer face a necessidades imediatas de tesouraria da empresa.

O consórcio ainda tem que provar ao regulador que o empresário Humberto Pedrosa lidera o consórcio e obter 'luz verde' do Tribunal de Contas.

A 13 de outubro, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) deu parecer positivo à venda da TAP ao consórcio Gateway, mas pediu esclarecimentos sobre a estrutura acionista do consórcio comprador, para verificar se ela é controlada pelo português Humberto Pedrosa, como as regras europeias impõem.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.