sicnot

Perfil

País

Relação leva a julgamento donos de cão que atacou criança de dois anos

O Tribunal da Relação do Porto decidiu levar a julgamento os donos de um rottweiller que atacou uma criança de dois anos, na rua, provocando-lhe lesões permanentes no corpo. O caso ocorreu em dezembro de 2013 em Vila Chã, perto de Vila do Conde.

(arquivo)

(arquivo)

© Nguyen Huy Kham / Reuters

O Ministério Público tinha decidido levar a julgamento apenas uma empregada contratada para cuidar do animal mas o Tribunal da Relação encontrou no caso razões suficientes para também acusar os pais de ofensas à integridade física negligentes.
Os desembargadores entendem que os donos sabiam que o animal andava no espaço exterior da casa, solto e sem açaime e que o portão automático estava avariado, o que poderia contribuir para a fuga do canídeo.
Para além disso o animal não tinha a licença, nem o seguro obrigatórios por lei e os donos do animal não afixaram, na casa, avisos da presença de cães perigosos, o que levou a que os avós da criança fossem surpreendidos com o ataque.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia.