sicnot

Perfil

País

Greve dos estivadores arranca hoje em Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz

A greve dos estivadores arranca hoje nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, contra o fim do contrato coletivo de trabalho e a contratação de trabalhadores que os estivadores consideram "estranhos à profissão".

© Tim Chong / Reuters


O protesto, convocado pelo Sindicado dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, arranca hoje às 08:00 e deverá prolongar-se até à mesma hora do dia 04 de dezembro.

Em causa está o fim do contrato coletivo de trabalho, que caduca hoje, com os trabalhadores contra as entidades empregadoras caso contratem "trabalhadores estranhos à profissão".

"Sabemos que neste momento estão a decorrer processos de recrutamento e formação de trabalhadores para nos substituírem. A partir de amanhã [sábado], data em que caduca o acordo coletivo de trabalho, vão sentir-se à vontade para por trabalhadores estranhos à profissão a fazer o trabalho dos estivadores", afirmou à Lusa, na sexta-feira o presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano.

A greve irá centralizar-se no porto de Lisboa e estender-se aos portos de Setúbal e da Figueira da Foz para abranger cargas ou navios que possam vir a ser desviados para aí devido ao contexto de greve.

Os operadores do porto de Lisboa já consideraram "irracional" esta greve, afirmando que esses querem salvaguardar no acordo coletivo de trabalho, que estava a ser negociado, cláusulas que vão contra a lei, e referiram os prejuízos económicos e de credibilidade "enormes" e "irreversíveis" que o protesto irá trazer.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.