sicnot

Perfil

País

Hoje é Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se hoje com várias iniciativas pelo país que pretendem consciencializar a população para a importância de prevenir uma "doença silenciosa" que atinge mais de um milhão de portugueses.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, verificou-se, entre 2005 e 2014, um aumento da proporção da população residente em Portugal que refere sofrer de diabetes.

"Mais do que um aumento dos novos casos de doença, estes valores traduzem, essencialmente, uma melhoria no diagnóstico desta patologia", refere o Departamento de Epidemiologia do INSA num comunicado que assinala a efeméride.

Dados do relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014" referem que a prevalência da doença voltou a aumentar em Portugal, atingindo 13,1% da população em 2014, ano em que apareceram cerca de 150 novos casos por dia e que quase metade dos doentes (40%) não sabia que tinha a doença.

Para alertar para a importância do diagnóstico, as farmácias da região centro vão promover até ao final do mês um programa de avaliação do risco de diabetes tipo 2 à população não diabética, em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da região, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

Já a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, vai promover uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, tal como o município de Oeiras, que promoverá uma caminhada entre a Praia da Torre e a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Os núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar do Algarve também vão promover diversas iniciativas dirigidas a profissionais e a utentes, "num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia".

No Porto irá decorrer o "Fórum Bial Diabetes", para debater, entre outras temas, a ligação entre esta doença e o cancro.

O Dia Mundial da Diabetes foi instituído pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.