sicnot

Perfil

País

Hoje é Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se hoje com várias iniciativas pelo país que pretendem consciencializar a população para a importância de prevenir uma "doença silenciosa" que atinge mais de um milhão de portugueses.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, verificou-se, entre 2005 e 2014, um aumento da proporção da população residente em Portugal que refere sofrer de diabetes.

"Mais do que um aumento dos novos casos de doença, estes valores traduzem, essencialmente, uma melhoria no diagnóstico desta patologia", refere o Departamento de Epidemiologia do INSA num comunicado que assinala a efeméride.

Dados do relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014" referem que a prevalência da doença voltou a aumentar em Portugal, atingindo 13,1% da população em 2014, ano em que apareceram cerca de 150 novos casos por dia e que quase metade dos doentes (40%) não sabia que tinha a doença.

Para alertar para a importância do diagnóstico, as farmácias da região centro vão promover até ao final do mês um programa de avaliação do risco de diabetes tipo 2 à população não diabética, em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da região, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

Já a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, vai promover uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, tal como o município de Oeiras, que promoverá uma caminhada entre a Praia da Torre e a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Os núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar do Algarve também vão promover diversas iniciativas dirigidas a profissionais e a utentes, "num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia".

No Porto irá decorrer o "Fórum Bial Diabetes", para debater, entre outras temas, a ligação entre esta doença e o cancro.

O Dia Mundial da Diabetes foi instituído pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo.

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.