sicnot

Perfil

País

Hoje é Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se hoje com várias iniciativas pelo país que pretendem consciencializar a população para a importância de prevenir uma "doença silenciosa" que atinge mais de um milhão de portugueses.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, verificou-se, entre 2005 e 2014, um aumento da proporção da população residente em Portugal que refere sofrer de diabetes.

"Mais do que um aumento dos novos casos de doença, estes valores traduzem, essencialmente, uma melhoria no diagnóstico desta patologia", refere o Departamento de Epidemiologia do INSA num comunicado que assinala a efeméride.

Dados do relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014" referem que a prevalência da doença voltou a aumentar em Portugal, atingindo 13,1% da população em 2014, ano em que apareceram cerca de 150 novos casos por dia e que quase metade dos doentes (40%) não sabia que tinha a doença.

Para alertar para a importância do diagnóstico, as farmácias da região centro vão promover até ao final do mês um programa de avaliação do risco de diabetes tipo 2 à população não diabética, em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da região, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

Já a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, vai promover uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, tal como o município de Oeiras, que promoverá uma caminhada entre a Praia da Torre e a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Os núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar do Algarve também vão promover diversas iniciativas dirigidas a profissionais e a utentes, "num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia".

No Porto irá decorrer o "Fórum Bial Diabetes", para debater, entre outras temas, a ligação entre esta doença e o cancro.

O Dia Mundial da Diabetes foi instituído pela Federação Internacional da Diabetes (International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.