sicnot

Perfil

País

Presidente da República inicia visita de dois dias à Madeira

O Presidente da República, Cavaco Silva, inicia hoje uma visita de dois dias à Madeira, deslocação que acontece depois de nove audições em Belém de parceiros sociais na sequência da rejeição do Programa do Governo PSD/CDS-PP.

Em 2013, Cavaco Silva visitou as Ilhas Selvagens.

Em 2013, Cavaco Silva visitou as Ilhas Selvagens.

LUSA

Ao longo de dois dias, entre hoje e terça-feira, o Presidente da República vai estar na Madeira para mostrar como uma região de dimensões reduzidas e com uma situação geográfica ultraperiférica tem conseguido diversificar a sua economia.

A visita à Madeira, onde o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, chega ao final da manhã, insere-se no âmbito da 7.ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, iniciativa que teve início em abril de 2014 e tem como objetivo mostrar "os pilares do crescimento económico real".

Do aeroporto do Funchal, Cavaco Silva parte logo para o primeiro ponto do programa, a inauguração do "Design Center Nini Andrade Silva", no edifício do Molhe, na Fortaleza de Nossa senhora da Conceição.

Já depois de almoço, o Presidente da República visita a ACIN - iCloud Solutions, uma empresa líder nacional no desenvolvimento e comercialização de soluções de software de gestão para as Pequenas e Médias Empresas, seguindo depois para a empresa Vinhos Barbeito, produtora de vinhos da Madeira.

Ao final da tarde, Cavaco Silva visita o futuro hotel do grupo Pestana, terminando o dia com um jantar oferecido pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, na Quinta da Vigia.

O Presidente da República ouviu na quinta e sexta-feira confederações patronais, associações empresariais e sindicatos sobre "as perspetivas económicas e sociais do país", no quadro da rejeição na passada terça do Programa do XX Governo Constitucional, e "sobre as orientações de política económica e social consideradas essenciais para que Portugal mantenha, no futuro, uma trajetória de crescimento da produção e da criação de emprego".

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.