sicnot

Perfil

País

Detidos por fraude com cartas de condução ouvidos hoje por juiz

Os 14 detidos ontem no âmbito da operação contra a fraude nos exames de código vão ser presentes esta tarde ao juiz Carlos Alexandre para aplicação de medidas de coação.

Os 14 arguidos, 12 homens e duas mulheres, chegaram por volta das 15h00 ao Tribunal Central de Instrução Criminal. Oito são examinadores do Centro de Exames do ACP no Porto e os outros seis são donos e também funcionários de escolas de condução.

O Ministério Público e a Polícia têm indícios de que estes 14 indivíduos fazem parte de uma rede que se dedicava a angariar alunos com dificuldades de passar no exame de código. A troco de 5 mil euros, os alunos eram equipados com micro-câmaras e sistemas de transmissão rádio. Filmavam e transmitiam em directo o exame para o exterior, e alguém lhes transmitia via rádio por auricular os resultados certos. Oito examinadores do Centro do ACP fechariam os olhos a troco de dinheiro.

Hoje, no Tribunal, o juiz Carlos Alexandre só deverá identificá-los. É provável que os interrogatórios comecem amanhã e prossigam no dia seguinte, caso os arguidos prestarem declarações.

  • Detidos 8 examinadores e 6 proprietários e funcionários de escolas de condução
    2:01

    País

    Catorze pessoas foram detidas esta manhã, oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Realizaram-se no total 70 buscas que envolveram 150 inspetores da PJ numa operação de grande envergadura que visou uma megafraude na obtenção de cartas de condução.

  • Examinadores do ACP do Porto detidos em fraude com cartas de condução
    3:22

    País

    Catorze pessoas foram detidas, esta manhã, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos. Os detidos são na maior parte examinadores do centro de exames do Automóvel Clube de Portugal (ACP), no Porto. São oito examinadores e seis responsáveis e funcionários de escolas de condução. O Ministério Público e a polícia suspeitam de que fazem parte de uma rede que, a troco de muito dinheiro, facilitava a aprovação de exames de código. A repórter Catarina Folhadela dá conta de mais pormenores sobre este caso de fraude nas cartas de condução.

  • Megafraude nas cartas de condução, 14 detidos

    País

    É uma gigantesca fraude na obtenção de cartas de condução: catorze pessoas foram detidas esta manhã numa grande operação da Polícia Judiciária no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.