sicnot

Perfil

País

Detidos por fraude com cartas de condução ouvidos hoje por juiz

Os 14 detidos ontem no âmbito da operação contra a fraude nos exames de código vão ser presentes esta tarde ao juiz Carlos Alexandre para aplicação de medidas de coação.

Os 14 arguidos, 12 homens e duas mulheres, chegaram por volta das 15h00 ao Tribunal Central de Instrução Criminal. Oito são examinadores do Centro de Exames do ACP no Porto e os outros seis são donos e também funcionários de escolas de condução.

O Ministério Público e a Polícia têm indícios de que estes 14 indivíduos fazem parte de uma rede que se dedicava a angariar alunos com dificuldades de passar no exame de código. A troco de 5 mil euros, os alunos eram equipados com micro-câmaras e sistemas de transmissão rádio. Filmavam e transmitiam em directo o exame para o exterior, e alguém lhes transmitia via rádio por auricular os resultados certos. Oito examinadores do Centro do ACP fechariam os olhos a troco de dinheiro.

Hoje, no Tribunal, o juiz Carlos Alexandre só deverá identificá-los. É provável que os interrogatórios comecem amanhã e prossigam no dia seguinte, caso os arguidos prestarem declarações.

  • Detidos 8 examinadores e 6 proprietários e funcionários de escolas de condução
    2:01

    País

    Catorze pessoas foram detidas esta manhã, oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Realizaram-se no total 70 buscas que envolveram 150 inspetores da PJ numa operação de grande envergadura que visou uma megafraude na obtenção de cartas de condução.

  • Examinadores do ACP do Porto detidos em fraude com cartas de condução
    3:22

    País

    Catorze pessoas foram detidas, esta manhã, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos. Os detidos são na maior parte examinadores do centro de exames do Automóvel Clube de Portugal (ACP), no Porto. São oito examinadores e seis responsáveis e funcionários de escolas de condução. O Ministério Público e a polícia suspeitam de que fazem parte de uma rede que, a troco de muito dinheiro, facilitava a aprovação de exames de código. A repórter Catarina Folhadela dá conta de mais pormenores sobre este caso de fraude nas cartas de condução.

  • Megafraude nas cartas de condução, 14 detidos

    País

    É uma gigantesca fraude na obtenção de cartas de condução: catorze pessoas foram detidas esta manhã numa grande operação da Polícia Judiciária no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.