sicnot

Perfil

País

Detidos por fraude com cartas de condução ouvidos hoje por juiz

Os 14 detidos ontem no âmbito da operação contra a fraude nos exames de código vão ser presentes esta tarde ao juiz Carlos Alexandre para aplicação de medidas de coação.

Os 14 arguidos, 12 homens e duas mulheres, chegaram por volta das 15h00 ao Tribunal Central de Instrução Criminal. Oito são examinadores do Centro de Exames do ACP no Porto e os outros seis são donos e também funcionários de escolas de condução.

O Ministério Público e a Polícia têm indícios de que estes 14 indivíduos fazem parte de uma rede que se dedicava a angariar alunos com dificuldades de passar no exame de código. A troco de 5 mil euros, os alunos eram equipados com micro-câmaras e sistemas de transmissão rádio. Filmavam e transmitiam em directo o exame para o exterior, e alguém lhes transmitia via rádio por auricular os resultados certos. Oito examinadores do Centro do ACP fechariam os olhos a troco de dinheiro.

Hoje, no Tribunal, o juiz Carlos Alexandre só deverá identificá-los. É provável que os interrogatórios comecem amanhã e prossigam no dia seguinte, caso os arguidos prestarem declarações.

  • Detidos 8 examinadores e 6 proprietários e funcionários de escolas de condução
    2:01

    País

    Catorze pessoas foram detidas esta manhã, oito examinadores e seis proprietários e funcionários de escolas de condução, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Realizaram-se no total 70 buscas que envolveram 150 inspetores da PJ numa operação de grande envergadura que visou uma megafraude na obtenção de cartas de condução.

  • Examinadores do ACP do Porto detidos em fraude com cartas de condução
    3:22

    País

    Catorze pessoas foram detidas, esta manhã, numa grande operação da Polícia Judiciária (PJ) no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos. Os detidos são na maior parte examinadores do centro de exames do Automóvel Clube de Portugal (ACP), no Porto. São oito examinadores e seis responsáveis e funcionários de escolas de condução. O Ministério Público e a polícia suspeitam de que fazem parte de uma rede que, a troco de muito dinheiro, facilitava a aprovação de exames de código. A repórter Catarina Folhadela dá conta de mais pormenores sobre este caso de fraude nas cartas de condução.

  • Megafraude nas cartas de condução, 14 detidos

    País

    É uma gigantesca fraude na obtenção de cartas de condução: catorze pessoas foram detidas esta manhã numa grande operação da Polícia Judiciária no norte do país. Estão a decorrer mais de 70 buscas e há 150 inspetores envolvidos.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42
  • E depois do Brexit?
    3:42
  • Britânicos a viver no Algarve falam em desilusão
    2:32

    Brexit

    Para muitos dos britânicos que vivem no Algarve, o Brexit é a confirmação de que o resultado surpreendente do referendo não tem retorno. Certificados de residência e até a dupla nacionalidade são questões que a partir de agora passam a estar em cima da mesa.