sicnot

Perfil

País

Descida de temperatura, vento e chuva para o fim de semana

As temperaturas máximas vão descer dois a seis graus no sábado, prevendo-se um fim de semana com frio, vento forte, neve e alguma precipitação em todo o território continental, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida da temperatura, a precipitação, a queda de neve e o vento forte é provocada pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria no sábado.

"Para sábado, estamos a prever uma descida da temperatura máxima entre dois e seis graus Celsius em relação ao dia de hoje. Estamos também a prever a ocorrência de precipitação começando pelo Minho e depois estendendo-se gradualmente ao restante território. Depois a partir da tarde vamos ter uma diminuição da precipitação", disse a meteorologista, salientando que os aguaceiros serão de neve acima dos mil metros.

Madalena Rodrigues indicou também que para domingo está prevista uma melhoria durante a manhã e para tarde alguma precipitação, em especial nas regiões do litoral, sendo de neve acima dos 1.000 metros.

No entanto, segundo a meteorologista, para domingo, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima entre os dois e os quatro graus no norte e centro do e no restante território entre os quatro e os nove graus centígrados.

"As temperaturas máximas na região sul e do litoral norte e centro podem chegar aos 14 graus, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os oito graus", explicou.

Madalena Rodrigues salientou ainda que o IPMA prevê vento moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 85 quilómetros por hora nas terras altas.

" A partir de segunda-feira mantém-se a temperatura baixa mas com tempo seco", adiantou.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, e períodos de chuva fraca no Minho para o fim do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste nas regiões norte e centro, soprando moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir até meio da tarde em alguns locais do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Braga entre 8 e 20, em Vila Real entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 6 e 14, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 9 e 21, em Santarém entre 9 e 22, em Évora entre 9 e 23, em Beja entre 11 e 23 e em Faro entre 12 e 22.

Lusa

  • Mau tempo nos EUA já causou um morto e vários estragos
    1:02

    Mundo

    Uma pessoa morreu e mais de 237 mil casas e lojas ficaram sem eletricidade no estado de Washington, nos Estados Unidos, devido à passagem de uma tempestade, com ventos de cerca de 80 quilómetros por hora. O mau tempo atinge partes do Louisiana, Arkansas e Texas.

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias