sicnot

Perfil

País

Descida de temperatura, vento e chuva para o fim de semana

As temperaturas máximas vão descer dois a seis graus no sábado, prevendo-se um fim de semana com frio, vento forte, neve e alguma precipitação em todo o território continental, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida da temperatura, a precipitação, a queda de neve e o vento forte é provocada pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria no sábado.

"Para sábado, estamos a prever uma descida da temperatura máxima entre dois e seis graus Celsius em relação ao dia de hoje. Estamos também a prever a ocorrência de precipitação começando pelo Minho e depois estendendo-se gradualmente ao restante território. Depois a partir da tarde vamos ter uma diminuição da precipitação", disse a meteorologista, salientando que os aguaceiros serão de neve acima dos mil metros.

Madalena Rodrigues indicou também que para domingo está prevista uma melhoria durante a manhã e para tarde alguma precipitação, em especial nas regiões do litoral, sendo de neve acima dos 1.000 metros.

No entanto, segundo a meteorologista, para domingo, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima entre os dois e os quatro graus no norte e centro do e no restante território entre os quatro e os nove graus centígrados.

"As temperaturas máximas na região sul e do litoral norte e centro podem chegar aos 14 graus, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os oito graus", explicou.

Madalena Rodrigues salientou ainda que o IPMA prevê vento moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 85 quilómetros por hora nas terras altas.

" A partir de segunda-feira mantém-se a temperatura baixa mas com tempo seco", adiantou.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, e períodos de chuva fraca no Minho para o fim do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste nas regiões norte e centro, soprando moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir até meio da tarde em alguns locais do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Braga entre 8 e 20, em Vila Real entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 6 e 14, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 9 e 21, em Santarém entre 9 e 22, em Évora entre 9 e 23, em Beja entre 11 e 23 e em Faro entre 12 e 22.

Lusa

  • Mau tempo nos EUA já causou um morto e vários estragos
    1:02

    Mundo

    Uma pessoa morreu e mais de 237 mil casas e lojas ficaram sem eletricidade no estado de Washington, nos Estados Unidos, devido à passagem de uma tempestade, com ventos de cerca de 80 quilómetros por hora. O mau tempo atinge partes do Louisiana, Arkansas e Texas.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.