sicnot

Perfil

País

Novos casos de infeção pelo VIH diminuíram 17,3% em 2014

Os novos casos de infeção pelo VIH em Portugal diminuíram 17,3% em relação a 2013, continuando a crescer as infeções em homens que têm sexo com outros homens, de acordo com o relatório sobre a doença.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Stringer Shanghai / Reuters

Da responsabilidade do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, o relatório "Infeção por VIH, SIDA e Tuberculose em números -- 2015" indica que, em 2014, se registaram 1.220 novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), dos quais 222 já em situação de sida.

O diretor do programa, António Diniz, sublinhou o progresso alcançado, embora tenha reconhecido que Portugal está ainda "longe da média europeia".

Segundo o relatório, em 2014 Portugal "acentuou a tendência de decréscimo do número de novos casos notificados de infeção por VIH".

"Os dados referentes a 2014, recolhidos até 31 de agosto de 2015, revelam uma diminuição de 17.3%, relativamente a 2013", refere o documento.

Em relação ao género, manteve-se "a tendência de ligeiro decréscimo da proporção de casos ocorridos no género feminino".

Os autores admitem que "esta evolução esteja a ser influenciada pela proporção progressivamente crescente de casos notificados em homens que têm sexo com outros homens (HSH)".

Sobre este indicador, António Diniz sublinhou que, nos últimos 11 anos, o número de HSH infetados "quase que aumentou em metade".

Por outro lado, o especialista enalteceu o "decréscimo notável de novos casos de infeção nos utilizadores de drogas injetáveis".

Lusa

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.