sicnot

Perfil

País

Novos casos de infeção pelo VIH diminuíram 17,3% em 2014

Os novos casos de infeção pelo VIH em Portugal diminuíram 17,3% em relação a 2013, continuando a crescer as infeções em homens que têm sexo com outros homens, de acordo com o relatório sobre a doença.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Stringer Shanghai / Reuters

Da responsabilidade do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, o relatório "Infeção por VIH, SIDA e Tuberculose em números -- 2015" indica que, em 2014, se registaram 1.220 novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), dos quais 222 já em situação de sida.

O diretor do programa, António Diniz, sublinhou o progresso alcançado, embora tenha reconhecido que Portugal está ainda "longe da média europeia".

Segundo o relatório, em 2014 Portugal "acentuou a tendência de decréscimo do número de novos casos notificados de infeção por VIH".

"Os dados referentes a 2014, recolhidos até 31 de agosto de 2015, revelam uma diminuição de 17.3%, relativamente a 2013", refere o documento.

Em relação ao género, manteve-se "a tendência de ligeiro decréscimo da proporção de casos ocorridos no género feminino".

Os autores admitem que "esta evolução esteja a ser influenciada pela proporção progressivamente crescente de casos notificados em homens que têm sexo com outros homens (HSH)".

Sobre este indicador, António Diniz sublinhou que, nos últimos 11 anos, o número de HSH infetados "quase que aumentou em metade".

Por outro lado, o especialista enalteceu o "decréscimo notável de novos casos de infeção nos utilizadores de drogas injetáveis".

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".