sicnot

Perfil

País

Novos casos de infeção pelo VIH diminuíram 17,3% em 2014

Os novos casos de infeção pelo VIH em Portugal diminuíram 17,3% em relação a 2013, continuando a crescer as infeções em homens que têm sexo com outros homens, de acordo com o relatório sobre a doença.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Stringer Shanghai / Reuters

Da responsabilidade do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, o relatório "Infeção por VIH, SIDA e Tuberculose em números -- 2015" indica que, em 2014, se registaram 1.220 novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), dos quais 222 já em situação de sida.

O diretor do programa, António Diniz, sublinhou o progresso alcançado, embora tenha reconhecido que Portugal está ainda "longe da média europeia".

Segundo o relatório, em 2014 Portugal "acentuou a tendência de decréscimo do número de novos casos notificados de infeção por VIH".

"Os dados referentes a 2014, recolhidos até 31 de agosto de 2015, revelam uma diminuição de 17.3%, relativamente a 2013", refere o documento.

Em relação ao género, manteve-se "a tendência de ligeiro decréscimo da proporção de casos ocorridos no género feminino".

Os autores admitem que "esta evolução esteja a ser influenciada pela proporção progressivamente crescente de casos notificados em homens que têm sexo com outros homens (HSH)".

Sobre este indicador, António Diniz sublinhou que, nos últimos 11 anos, o número de HSH infetados "quase que aumentou em metade".

Por outro lado, o especialista enalteceu o "decréscimo notável de novos casos de infeção nos utilizadores de drogas injetáveis".

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.