sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para frio e vento forte a partir de sábado

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população sobre as condições meteorológicas adversas de frio e vento forte, a partir de sábado, e sobre as medidas preventivas a adotar.

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

Em comunicado, a ANPC refere que, para os próximos dias, está prevista uma descida acentuada das temperaturas, que vão rondar os 6 e os 9 graus no interior e os 10 e 15 graus no litoral, situando-se ainda as temperaturas mínimas abaixo dos zero graus nas regiões do interior norte.

A ANPC refere também que o vento vai soprar moderado a forte, especialmente no litoral oeste e nas terras altas, até meio da tarde de sábado, que diminuirá de intensidade no domingo, além da possibilidade de formação de gelo e geada nos vales mais abrigados do interior.

A Proteção Civil destaca que as características de tempo frio, associadas ao vento que se fará sentir, vão aumentar "a sensação de desconforto térmico na população".

Nesse sentido, a ANPC refere que poderão ocorrer situações como piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras e incêndios em casas resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A Proteção Civil chama também à atenção que é "necessário dar especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis", como crianças, idosos e sem-abrigo.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil aconselha a população a adotar comportamentos adequados, dando especial atenção aos aquecimentos com combustão, que podem causar intoxicação e levar à morte e evitar conduzir em local onde se forme geada na estrada.

A ANPC indica ainda que se deve assegurar uma adequada ventilação das habitações, evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e dar especial atenção a pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42
  • E depois do Brexit?
    3:42
  • Britânicos a viver no Algarve falam em desilusão
    2:32

    Brexit

    Para muitos dos britânicos que vivem no Algarve, o Brexit é a confirmação de que o resultado surpreendente do referendo não tem retorno. Certificados de residência e até a dupla nacionalidade são questões que a partir de agora passam a estar em cima da mesa.