sicnot

Perfil

País

Corpo de baleia com 18 metros dá à costa em praia de Alcobaça

O corpo de uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento deu esta segunda-feira à costa na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, informou fonte da Capitania da Nazaré à agência Lusa.

CARLOS BARROSO / Lusa

CARLOS BARROSO / Lusa

De acordo com o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, o animal estava muito magro.

"Segundo indicações da bióloga do Cram-Q - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, Figueira da Foz, o animal estaria doente e acabou por dar à costa hoje à tarde", já morto, adiantou Paulo Agostinho.

O responsável informou que a Polícia Marítima, com a Proteção Civil local, esteve na praia do Vale Furado, no distrito de Leiria, a acompanhar os trabalhos dos biólogos do Cram-Q que "recolheram amostras para análises".

"Trata-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento e com um peso entre 10 e 15 toneladas", acrescentou.

Paulo Agostinho informou também que os trabalhos de remoção deverão iniciar-se na terça-feira de manhã: "É uma remoção com grau de dificuldade máximo, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar."

O animal terá, por isso, de ser "cortado", pois a praia é "circunscrita por rochas, inclusive no espelho de água", "sem acesso sequer a qualquer veículo de emergência".

A 10 de novembro, uma tartaruga gigante também deu à costa, a sul da praia São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, no mesmo distrito.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.