sicnot

Perfil

País

Cascais escolhida para organizar Capital Europeia da Juventude em 2018

A vila de Cascais foi hoje anunciada como Capital Europeia da Juventude 2018, na segunda vez em que um município português é escolhido para organizar o evento europeu, informou a autarquia.

"Cascais estava a concorrer com cidades fortíssimas. Nunca fomos a candidatura com mais recursos financeiros, tão pouco a mais próxima do centro da Europa onde tudo se decide", salientou o presidente da autarquia, Carlos Carreiras (PSD), em comunicado enviado à Lusa.

A escolha de Cascais foi anunciada em Madrid, ao final da tarde de hoje, de entre 20 candidaturas de cidades europeias, mas a vila portuguesa já constava de uma "short list" na companhia de Manchester (Reino Unido), Perugia (Itália), Kecskemet (Hungria) e Novi Sad (Sérvia), afirma a nota da autarquia.

O júri presidido pelo Fórum Europeu da Juventude acabou por ser convencido pelos argumentos de Cascais, que colocou como temas centrais da edição de 2018 da Capital Europeia da Juventude o "desemprego jovem, a mobilidade, a educação e qualificação, o direito à família e à felicidade", acrescentou Carlos Carreiras.

"Hoje os jovens carregam etiquetas por vezes pouco abonatórias. Contestámos isso. Olhámos para a história e vimos que, em todos os tempos, são os jovens a mola do progresso cívico, social e económico. É essa centralidade da juventude na vida coletiva que queremos recuperar", frisou.

A vereadora da Juventude na Câmara de Cascais, Catarina Marques Vieira, recebeu o título da organização na capital espanhola, onde prometeu para 2018 "a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre".

Além do Fórum Europeu da Juventude, o júri é ainda composto por representantes do Parlamento Europeu, Conselho da Europa, International IDEA, Euractiv, Microsoft, Conselho das Autarquias e Regiões da União Europeia, a Assembleia das Regiões, Comité das Regiões e Universidade de Cagliari.

A iniciativa, organizada em Braga em 2012, também já se realizou em Roterdão, Turim, Antuérpia, Maribor, Tessalónica e Cluj.

Segundo a autarquia de Cascais, o município foi o primeiro a criar um Gabinete de Estágios Profissionais, possui 38 associações juvenis, 2500 jovens envolvidos no movimento associativo e 1600 voluntários que participam anualmente em iniciativas municipais.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.