sicnot

Perfil

País

Cascais escolhida para organizar Capital Europeia da Juventude em 2018

A vila de Cascais foi hoje anunciada como Capital Europeia da Juventude 2018, na segunda vez em que um município português é escolhido para organizar o evento europeu, informou a autarquia.

"Cascais estava a concorrer com cidades fortíssimas. Nunca fomos a candidatura com mais recursos financeiros, tão pouco a mais próxima do centro da Europa onde tudo se decide", salientou o presidente da autarquia, Carlos Carreiras (PSD), em comunicado enviado à Lusa.

A escolha de Cascais foi anunciada em Madrid, ao final da tarde de hoje, de entre 20 candidaturas de cidades europeias, mas a vila portuguesa já constava de uma "short list" na companhia de Manchester (Reino Unido), Perugia (Itália), Kecskemet (Hungria) e Novi Sad (Sérvia), afirma a nota da autarquia.

O júri presidido pelo Fórum Europeu da Juventude acabou por ser convencido pelos argumentos de Cascais, que colocou como temas centrais da edição de 2018 da Capital Europeia da Juventude o "desemprego jovem, a mobilidade, a educação e qualificação, o direito à família e à felicidade", acrescentou Carlos Carreiras.

"Hoje os jovens carregam etiquetas por vezes pouco abonatórias. Contestámos isso. Olhámos para a história e vimos que, em todos os tempos, são os jovens a mola do progresso cívico, social e económico. É essa centralidade da juventude na vida coletiva que queremos recuperar", frisou.

A vereadora da Juventude na Câmara de Cascais, Catarina Marques Vieira, recebeu o título da organização na capital espanhola, onde prometeu para 2018 "a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre".

Além do Fórum Europeu da Juventude, o júri é ainda composto por representantes do Parlamento Europeu, Conselho da Europa, International IDEA, Euractiv, Microsoft, Conselho das Autarquias e Regiões da União Europeia, a Assembleia das Regiões, Comité das Regiões e Universidade de Cagliari.

A iniciativa, organizada em Braga em 2012, também já se realizou em Roterdão, Turim, Antuérpia, Maribor, Tessalónica e Cluj.

Segundo a autarquia de Cascais, o município foi o primeiro a criar um Gabinete de Estágios Profissionais, possui 38 associações juvenis, 2500 jovens envolvidos no movimento associativo e 1600 voluntários que participam anualmente em iniciativas municipais.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17