sicnot

Perfil

País

Cascais escolhida para organizar Capital Europeia da Juventude em 2018

A vila de Cascais foi hoje anunciada como Capital Europeia da Juventude 2018, na segunda vez em que um município português é escolhido para organizar o evento europeu, informou a autarquia.

"Cascais estava a concorrer com cidades fortíssimas. Nunca fomos a candidatura com mais recursos financeiros, tão pouco a mais próxima do centro da Europa onde tudo se decide", salientou o presidente da autarquia, Carlos Carreiras (PSD), em comunicado enviado à Lusa.

A escolha de Cascais foi anunciada em Madrid, ao final da tarde de hoje, de entre 20 candidaturas de cidades europeias, mas a vila portuguesa já constava de uma "short list" na companhia de Manchester (Reino Unido), Perugia (Itália), Kecskemet (Hungria) e Novi Sad (Sérvia), afirma a nota da autarquia.

O júri presidido pelo Fórum Europeu da Juventude acabou por ser convencido pelos argumentos de Cascais, que colocou como temas centrais da edição de 2018 da Capital Europeia da Juventude o "desemprego jovem, a mobilidade, a educação e qualificação, o direito à família e à felicidade", acrescentou Carlos Carreiras.

"Hoje os jovens carregam etiquetas por vezes pouco abonatórias. Contestámos isso. Olhámos para a história e vimos que, em todos os tempos, são os jovens a mola do progresso cívico, social e económico. É essa centralidade da juventude na vida coletiva que queremos recuperar", frisou.

A vereadora da Juventude na Câmara de Cascais, Catarina Marques Vieira, recebeu o título da organização na capital espanhola, onde prometeu para 2018 "a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre".

Além do Fórum Europeu da Juventude, o júri é ainda composto por representantes do Parlamento Europeu, Conselho da Europa, International IDEA, Euractiv, Microsoft, Conselho das Autarquias e Regiões da União Europeia, a Assembleia das Regiões, Comité das Regiões e Universidade de Cagliari.

A iniciativa, organizada em Braga em 2012, também já se realizou em Roterdão, Turim, Antuérpia, Maribor, Tessalónica e Cluj.

Segundo a autarquia de Cascais, o município foi o primeiro a criar um Gabinete de Estágios Profissionais, possui 38 associações juvenis, 2500 jovens envolvidos no movimento associativo e 1600 voluntários que participam anualmente em iniciativas municipais.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.