sicnot

Perfil

País

António Costa em Bruxelas para a sua primeira cimeira de líderes da UE

O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se hoje em Bruxelas para participar numa reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia com a Turquia sobre migrações, o seu primeiro Conselho Europeu, três dias após ter tomado posse.

ANT\303\223NIO COTRIM

A curta cimeira de hoje -- a carta convite dirigida aos líderes da UE estima que a reunião dure apenas três horas, entre as 16:00 e as 19:00 locais (menos uma em Lisboa) -- visa tratar do fortalecimento da cooperação entre o bloco europeu e a Turquia para ume melhor gestão dos fluxos migratórios, devendo ser oficializado um fundo de 3 mil milhões de euros que a União oferecerá a Ancara em troca da sua ajuda gerir os fluxos de refugiados oriundos da Síria.

Os líderes da UE discutirão com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, o plano de ação conjunto UE/Turquia sobre migração, assim como o avanço no processo de facilitação de vistos, a implementação de acordos de readmissão e o retomar do diálogo sobre o processo de adesão da Turquia à UE, outras contrapartidas que a UE apresenta a Ancara para ter o seu apoio na crise de refugiados.

Depois da cimeira de Bruxelas, o novo chefe de Governo rumará a Paris, na segunda-feira, para o seu segundo compromisso internacional nas novas funções, a abertura da Conferência da ONU sobre o Clima.

Lusa

  • Executivo tem 90 dias para fazer chegar o Orçamento ao Parlamento
    2:02

    Novo Governo

    O Governo garante que o Orçamento do Estado para 2016 será apresentado assim que possível. É a garantia do gabinete do primeiro-ministro, depois de o Diário de Notícias ter avançado hoje que António Costa admite só enviar o Orçamento para Belém em março, quando já tiver tomado posse o novo Presidente da República. o Executivo tem 90 dias para fazer chegar o Orçamento ao Parlamento, mas Centeno diz que é possível apresentá-lo antes.

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00