sicnot

Perfil

País

Lisboa terá quatro dias de concertos gratuitos na passagem de ano

Um mercado de Natal na Praça do Município e quatro dias de concertos gratuitos no Terreiro do Paço, em Lisboa, são as novidades da programação natalícia e de passagem de ano apresentada hoje pela Câmara Municipal de Lisboa.

MIGUEL A. LOPES

A programação de Natal e de passagem de ano foi anunciada nos Paços do Concelho e constitui um investimento de meio milhão de euros, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Entre os dias 31 de dezembro e 03 de janeiro, o Terreiro do Paço irá receber concertos gratuitos de artistas como os Trovante, Richie Campbell, Carminho e António Zambujo, D.A.M.A, Orquestra Geração, Banda Sinfónica da PSP ou a Sinfonietta de Lisboa.

Nas palavras de Fernando Medina, a autarquia quer que esta festa seja "um momento que se destine a todos", pois é "um dos grandes eventos do ano da cidade de Lisboa".

"É o maior momento de abertura e espetáculo, tirando as festas da cidade", vincou o presidente do município.

As iluminações com motivos natalícios vão adornar 34 locais da cidade, entre os quais o Chiado, a Rua Augusta ou o Rossio, onde é possível encontrar uma árvore de Natal de vários metros, em tons de dourado e de prateado.

A Câmara Municipal de Lisboa prevê um investimento de 320 mil euros numa instalação composta por mais de dois milhões de lâmpadas, que estará ligada até 06 de janeiro, das 18:00 à 01:00, e que foi acesa hoje pelo presidente do município.

Na noite de 24 para 25 de dezembro e na de passagem de ano, de 31 de dezembro para 01 de janeiro, a cidade estará iluminada entre as 18:00 e as 06:00.

Também no Terreiro do Paço será instalada uma pista de gelo, disponível entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro, das 10:00 às 22:00, e as já habituais projeções de vídeo no Arco da Rua Augusta.

O tema deste ano do 'video mapping' será "As portas encantadas" e representará uma contagem decrescente para o dia de Natal. As sessões de 15 minutos serão às 19:00, 20:00 e 21:00.

A programação conta também com vários concertos de Natal espalhados por várias igrejas da cidade e também no Cinema São Jorge e no São Luiz Teatro Municipal, e feiras na Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio e Rua Augusta.

Também presentes na apresentação estiveram a presidente da União de Associações do Comércio e Serviços, Carla Salsinha, o diretor executivo da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, e alguns dos artistas que vão subir ao palco no Terreiro do Paço.

O vocalista dos Trovante, Luís Represas, interveio em representação dos artistas presentes, mostrando-se "satisfeito por tocar numa ocasião única" e pela "garantia de qualidade na produção" dos concertos, responsabilidade de André Sardet e Álvaro Covões.

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.