sicnot

Perfil

País

Circulação de comboios deve sofrer perturbações no feriado de 8 de dezembro

A circulação de comboios pode sofrer perturbações na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 1 de dezembro a 2 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 1 de janeiro por serem considerados "dias de confraternização familiar (...) que dão origem a particulares carências de transporte".

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 08 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, escusou-se a antecipar os efeitos da greve no feriado de 08 de dezembro, referindo que "em tese, a circulação pode ficar parada".

Ainda assim, o dirigente sindical admitiu que o impacto desta greve, para contestar os cortes aplicados ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado nas empresas públicas, foi mais forte no passado, antes de a CP ter avançado com uma remuneração mais próxima do que está previsto no acordo de empresa.

"Conseguimos fazer um acordo para um valor similar ao que o acordo da empresa prevê, mas o nosso objetivo é a revogação do decreto-lei que impôs às empresas públicas a redução da remuneração do trabalho em dia de descanso semanal e em dia feriado", explicou.

Fonte oficial da CP admitiu à Lusa que "possam surgir algumas perturbações na circulação", garantindo estar preparada para "prestar o melhor serviço possível aos clientes".

O SNTSF tem emitido periodicamente pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário em dias de feriado em protesto contra a redução do pagamento do valor pago nesses dias.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.