sicnot

Perfil

País

Circulação de comboios deve sofrer perturbações no feriado de 8 de dezembro

A circulação de comboios pode sofrer perturbações na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

O pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado, de 1 de dezembro a 2 de janeiro, abrange três feriados, tendo sido fixados serviços mínimos para 25 de dezembro e 1 de janeiro por serem considerados "dias de confraternização familiar (...) que dão origem a particulares carências de transporte".

Em compensação, o Tribunal Arbitral, nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), decidiu não fixar serviços mínimos para a paralisação do dia 08 de dezembro, nem para o dia anterior nem para o seguinte, períodos em que se podem ainda sentir os reflexos da greve.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF, escusou-se a antecipar os efeitos da greve no feriado de 08 de dezembro, referindo que "em tese, a circulação pode ficar parada".

Ainda assim, o dirigente sindical admitiu que o impacto desta greve, para contestar os cortes aplicados ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado nas empresas públicas, foi mais forte no passado, antes de a CP ter avançado com uma remuneração mais próxima do que está previsto no acordo de empresa.

"Conseguimos fazer um acordo para um valor similar ao que o acordo da empresa prevê, mas o nosso objetivo é a revogação do decreto-lei que impôs às empresas públicas a redução da remuneração do trabalho em dia de descanso semanal e em dia feriado", explicou.

Fonte oficial da CP admitiu à Lusa que "possam surgir algumas perturbações na circulação", garantindo estar preparada para "prestar o melhor serviço possível aos clientes".

O SNTSF tem emitido periodicamente pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário em dias de feriado em protesto contra a redução do pagamento do valor pago nesses dias.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Erdogan vence eleições na Turquia que marcam a passagem para um regime presidencialista

    Mundo

    O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02