sicnot

Perfil

País

Governo anuncia medidas para novo código dos tribunais administrativos e fiscais

Os tribunais administrativos e fiscais têm a partir das 00:00 de quarta-feira novas funcionalidades disponíveis na sua plataforma informática, para "prevenir dificuldades" decorrentes da adoção do novo Código de Processo naqueles órgãos, informou esta terça-feira o Governo.

Daniel Neves é acusado dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. (Arquivo)

Daniel Neves é acusado dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. (Arquivo)

SIC

"O Governo está ciente das possíveis dificuldades que a entrada em vigor do novo Código de Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA), publicado no dia 02 de outubro [passado] e com entrada em vigor prevista para amanhã [quarta-feira], pode implicar, dado não ter sido entretanto concluído o processo da sua regulamentação, bem como o desenvolvimento integral dos sistemas de informação que o mesmo Código prevê", lê-se numa nota do Ministério da Justiça hoje enviada à agência Lusa.

Esta antecipação de dificuldades levou o Governo a anunciar "medidas de transição", entre as quais a introdução de novas funcionalidades na plataforma informática SITAF (Sistema Informático dos Tribunas Administrativos e Fiscais), utilizada por magistrados, advogados e funcionários judiciais.

"Tendo em conta a impossibilidade de em tempo útil ser adiada a sua entrada em vigor, apenas possível através da publicação de um ato legislativo, a equipa governativa do Ministério da Justiça procurou prevenir aquelas dificuldades na medida do que foi possível, no curto período de tempo de que dispôs", lê-se na nota.

O Ministério da Justiça informou ainda que já deu início à avaliação "das demais necessidades da entrada em vigor deste diploma", com o objetivo de publicar "tão breve quanto possível" a "regulamentação indispensável".

O trabalho de avaliação está a ser feito, acrescenta o Ministério da Justiça, em coordenação com o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e com a Ordem dos Advogados.

O Conselho de Ministros aprovou a 27 de agosto a revisão do Código de Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA) e do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais (ETAF).

"Esta revisão visa harmonizar o Código de Processo nos Tribunais Administrativos com o novo Código de Processo Civil, bem como considerar a revisão feita ao Código de Procedimento Administrativo, que em diversos aspetos se repercute também no regime do Código de Processo nos Tribunais Administrativos", referia o comunicado dessa reunião do Conselho de Ministros.

No documento, o Conselho de Ministros dizia ainda ter introduzido "modificações julgadas oportunas e necessárias ao Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, assim como a alguns diplomas avulsos que disciplinam matéria processual administrativa ou que com esta são conexas".

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..