sicnot

Perfil

País

Relação absolve ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu hoje Maria de Lurdes Rodrigues. A antiga ministra da Educação tinha sido condenada em primeira instância a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político.

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

A Relação considerou que não houve dolo nem intenção de beneficiar o advogado João Pedroso, irmão do ex-ministro Paulo Pedroso, contratado por ajuste direto para consultoria jurídica no valor de 220 mil euros.

Além da antiga ministra de Sócrates, também foram absolvidos o então secretário de Estado do Ministério da Educação, João da Silva Batista, e João Pedroso. Ambos tinham sido sido condenados a três anos e seis meses de prisão, igualmente com pena suspensa.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.