sicnot

Perfil

País

Relação absolve ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu hoje Maria de Lurdes Rodrigues. A antiga ministra da Educação tinha sido condenada em primeira instância a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político.

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

A Relação considerou que não houve dolo nem intenção de beneficiar o advogado João Pedroso, irmão do ex-ministro Paulo Pedroso, contratado por ajuste direto para consultoria jurídica no valor de 220 mil euros.

Além da antiga ministra de Sócrates, também foram absolvidos o então secretário de Estado do Ministério da Educação, João da Silva Batista, e João Pedroso. Ambos tinham sido sido condenados a três anos e seis meses de prisão, igualmente com pena suspensa.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.