sicnot

Perfil

País

Relação absolve ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu hoje Maria de Lurdes Rodrigues. A antiga ministra da Educação tinha sido condenada em primeira instância a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político.

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

Maria de Lurdes Rodrigues / Arquivo Lusa

A Relação considerou que não houve dolo nem intenção de beneficiar o advogado João Pedroso, irmão do ex-ministro Paulo Pedroso, contratado por ajuste direto para consultoria jurídica no valor de 220 mil euros.

Além da antiga ministra de Sócrates, também foram absolvidos o então secretário de Estado do Ministério da Educação, João da Silva Batista, e João Pedroso. Ambos tinham sido sido condenados a três anos e seis meses de prisão, igualmente com pena suspensa.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.