sicnot

Perfil

País

PJ deteve dois suspeitos de "inúmeros" roubos a bancos e ourivesarias no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de dois homens, um deles fugido da prisão de Vale de Judeus, no distrito de Lisboa, por "inúmeros" roubos a bancos e ourivesarias, maioritariamente na zona do Grande Porto.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os suspeitos foram detidos nas suas residências em Matosinhos, distrito do Porto, e Beja, cidade onde um deles se tinha refugiado após a alegada prática dos crimes, tendo na sua posse uma arma de calibre de guerra "pronta a disparar", revelou a PJ, em comunicado.

Os alegados assaltantes, com 31 e 48 anos, terão realizado cinco roubos com armas de fogo, tentados e consumados, a bancos e ourivesarias, no Grande Porto, entre junho e agosto deste ano.

"Dada a sua inatividade profissional, este grupo fazia desta prática ilícita modo de vida, sendo que um dos elementos apresentava uma grande mobilidade com frequentes mudanças de local de residência", frisou esta força policial.

Um dos dois suspeitos estava, desde abril deste ano, fugido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no concelho da Azambuja, distrito de Lisboa, onde cumpria uma pena efetiva de 15 anos por crimes de roubo com sequestro e extorsão, cometidos no estrangeiro, disse.

Os detidos, sem ocupação laboral e com antecedentes criminais por roubo e tráfico de droga vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial.

Esta investigação, a cargo da PJ, através da Diretoria do Norte, contou com a colaboração da Unidade Nacional Contra Terrorismo.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31