sicnot

Perfil

País

Fim de semana com sol em todo o país

O sol vai marcar presença no fim de semana, com as temperaturas a variarem entre os 8 e os 21 graus celsius, mas a chuva poderá voltar na segunda-feira ao Minho e ao Douro litoral.

© Dominic Ebenbichler / Reuters

Segundo adiantou à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Manuel Mendes, as previsões apontam que sábado "vai ser um dia bastante bom em todo o território, com céu pouco nublado ou limpo"

"A previsão do estado do tempo para o próximo fim de semana é de céu pouco nublado ou limpo com vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante leste no Algarve", explicou.

De acordo com o meteorologista do IPMA, a tendência para o início da semana é também de "céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade no final do dia de segunda-feira, sobretudo no norte e centro do país, onde é esperada precipitação mais localizada no Minho e Douro litoral, podendo prolongar-se para o início de terça-feira".

Quanto às temperaturas, de acordo com Manuel Mendes, vão manter-se as registadas nos últimos dias com as mínimas a oscilar "entre os 8 e 12 graus Celsius, e as máximas entre os 15 e 21 graus em todo o território".

No domingo, e de acordo com as previsões, já será um dia com "alguma nebulosidade da parte da manhã e sobretudo no litoral, mas durante a tarde fica mais limpo", explicou Manuel Mendes.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas. No Minho e Douro Litoral, o céu estará geralmente muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva fraca até ao início da manhã.

O vento será fraco, soprando temporariamente moderado de sueste na costa sul do Algarve e nas terras altas.

Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do interior Norte e Centro.

Está prevista ainda uma pequena descida da temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso.

Para a zona da Grande Lisboa, o IPMA prevê céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas, enquanto para a zona do Grande Porto, está previsto céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da manhã, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao início da manhã.

Em relação às temperaturas, as mínimas vão variar entre os 3 graus Celsius em Bragança e os 13 em Portalegre, enquanto as máximas oscilam entre os 12 de Bragança, os 21 de Setúbal e os 20 de Faro, Beja, Évora e Santarém.

Lusa

  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. Esta madrugada em Cambrils, cinco suspeitos foram abatidos e outra pessoa acabou por morrer, num segundo ataque. Há quatro detenções confirmadas. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Autoridades acreditam que suspeito do ataque nas Ramblas pertence a célula terrorista
    1:36
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55
  • Ágata candidata-se à Câmara de Castanheira de Pera
    3:42