sicnot

Perfil

País

Manifestantes do Porto Santo contra Passo Coelho foram constituídos arguidos

O Tribunal da Comarca da Madeira informou hoje que os três cidadãos que participaram num protesto no Porto Santo durante a visita do ex-primeiro ministro à ilha foram constituídos arguidos mas não existe qualquer condenação judicial.

MIGUEL A. LOPES

O juiz presidente Paulo Barreto esclareceu, em comunicado emitido hoje à tarde, que o Ministério Público requereu, a 18 de setembro de 2015, a aplicação de sanções a três arguidos (duas mulheres e um homem) por entender que existem indícios de prática de crime de desobediência à ordem de dispersão de reunião pública.

Um dos arguidos é o presidente do Sindicato dos Professores da Madeira, Francisco Oliveira, e o caso refere-se ao protesto em que participou quando o ex-primeiro ministro Pedro Passos Coelho visitou o Porto Santo, em junho deste ano.

Os manifestantes receberam-no com cartazes em que se lia "Isolamento não" e "Somos Porto Santo, também somos Portugal".

O Tribunal da Comarca da Madeira esclarece que, ao contrário do que foi inicialmente noticiado, de que tinham já sido condenados a pagar uma multa de 240 euros, o processo corre os seus termos e ainda não foi decidida qualquer condenação.

O comunicado adianta que os arguidos tinham 15 dias para contestarem o requerimento para aplicação de sanção - recebido por despacho judicial de 27 de outubro de 2015 --, o que dois dos arguidos fizeram.

O juiz Paulo Barreto sublinha que, até à data, a outra arguida não se pronunciou quanto ao teor desse requerimento.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Costa alerta para "condições particularmente adversas"
    1:47

    País

    O primeiro-ministro alertou para a possibilidade de novos incêndios de grandes dimensões, muito por causa da situação de seca que grande parte do território atravessa. António Costa pediu aos portugueses um "particular cuidado com todos os comportamentos de risco".

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Temperaturas vão baixar nos próximos dias
    1:05
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35