sicnot

Perfil

País

António Costa indica três novos dirigentes para o Secretariado Nacional do PS

Os dirigentes socialistas João Tiago Silveira, Hugo Pires e Maria Antónia Almeida Santos vão entrar para o Secretariado Nacional do PS, disse hoje à agência Lusa fonte oficial partidária.

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

Os três novos elementos foram propostos pelo secretário-geral do PS, António Costa, em reunião da Comissão Nacional e entram em substituição de Sérgio Sousa Pinto, Jorge Gomes e Pedro Bacelar de Vasconcelos.

Sérgio Sousa Pinto demitiu-se da direção do PS em protesto contra a formação de um Governo minoritário socialista suportado no parlamento pelo PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes".

Já Jorge Gomes abandona as funções de secretário nacional do PS para a Organização, onde tinha responsabilidades diretas no controlo do chamado aparelho partidário, por ter passado a desempenhar o cargo de secretário de Estado da Administração Interna.

No caso do professor universitário Pedro Bacelar de Vasconcelos, a saída do Secretariado Nacional do PS deve-se ao facto de assumir agora o cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias.

Em relação aos novos membros do Secretariado Nacional do PS, João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Presidência, foi o coordenador do programa eleitoral do PS e desempenha ainda o lugar de diretor do gabinete de estudos deste partido.

Hugo Pires é o líder da concelhia dos socialistas em Braga, sendo também vereador da Câmara desta cidade do Minho, e a deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos foi presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.

Lusa

  • Ana Catarina Mendes deverá ser eleita secretária-geral adjunta do PS

    País

    A Comissão Nacional do PS reúne-se esta tarde, em Lisboa, naquele que será o primeiro encontro do órgão máximo do partido desde que António Costa tomou posse como primeiro-ministro. Ana Catarina Mendes, vice-presidente da bancada parlamentar socialista, deverá ser eleita secretária-geral adjunta do PS.

  • A casa dos horrores
    7:57

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e escravidão dos 13 filhos: o mais velho tinha 29 anos e a mais nova dois. A polícia encontrou um cenário de horror quando entrou na casa da família, depois de uma das filhas ter fugido pela janela. Crianças e jovens estavam amarrados às camas e todos estavam mal alimentados. Mas nas redes sociais, o casal Turpin divulgava imagens de uma família feliz.

  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38