sicnot

Perfil

País

António Costa indica três novos dirigentes para o Secretariado Nacional do PS

Os dirigentes socialistas João Tiago Silveira, Hugo Pires e Maria Antónia Almeida Santos vão entrar para o Secretariado Nacional do PS, disse hoje à agência Lusa fonte oficial partidária.

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

Os três novos elementos foram propostos pelo secretário-geral do PS, António Costa, em reunião da Comissão Nacional e entram em substituição de Sérgio Sousa Pinto, Jorge Gomes e Pedro Bacelar de Vasconcelos.

Sérgio Sousa Pinto demitiu-se da direção do PS em protesto contra a formação de um Governo minoritário socialista suportado no parlamento pelo PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes".

Já Jorge Gomes abandona as funções de secretário nacional do PS para a Organização, onde tinha responsabilidades diretas no controlo do chamado aparelho partidário, por ter passado a desempenhar o cargo de secretário de Estado da Administração Interna.

No caso do professor universitário Pedro Bacelar de Vasconcelos, a saída do Secretariado Nacional do PS deve-se ao facto de assumir agora o cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias.

Em relação aos novos membros do Secretariado Nacional do PS, João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Presidência, foi o coordenador do programa eleitoral do PS e desempenha ainda o lugar de diretor do gabinete de estudos deste partido.

Hugo Pires é o líder da concelhia dos socialistas em Braga, sendo também vereador da Câmara desta cidade do Minho, e a deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos foi presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.

Lusa

  • Ana Catarina Mendes deverá ser eleita secretária-geral adjunta do PS

    País

    A Comissão Nacional do PS reúne-se esta tarde, em Lisboa, naquele que será o primeiro encontro do órgão máximo do partido desde que António Costa tomou posse como primeiro-ministro. Ana Catarina Mendes, vice-presidente da bancada parlamentar socialista, deverá ser eleita secretária-geral adjunta do PS.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.