sicnot

Perfil

País

Novembro de 2015 foi o mais quente dos últimos 34 anos em Portugal

O mês passado foi o novembro mais quente dos últimos 34 anos em Portugal, tendo sido registada uma onda de calor em alguns locais do território continental, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com o boletim climatológico do IPMA, publicado na sua página da Internet, novembro "caracterizou-se como um mês muito seco e quente, com um valor médio mensal da temperatura máxima do ar (18,58 graus Celsius) muito superior ao normal, sendo o quinto valor mais alto desde 1931 e o valor mais alto dos últimos 34 anos".

O IPMA indicou também que o valor médio da temperatura média do ar (13,42 graus Celsius) foi superior ao normal, sendo o terceiro valor mais alto dos últimos 20 anos.

No boletim é destacado que no período de 6 a 14 de novembro passado ocorreram valores da temperatura máxima diária do ar mais altos que o valor normal.

Naquele período ocorreu, segundo o IPMA, uma onda de calor em alguns locais do território, sendo que em Braga se prolongou por dez dias e em Montalegre e Elvas durante nove dias.

O IPMA explica que as ondas de calor podem ocorrer em qualquer altura do ano, sendo mais notórias e sentidas pelos seus impactos, quando ocorrem nos meses de verão.

Segundo o instituto, uma onda de calor ocorre "quando num intervalo de, pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em cinco graus centígrados ao respetivo valor médio da temperatura máxima (no período de referência 1961-1990)".

No boletim é também destacado que o "valor médio da quantidade de precipitação em novembro (53,6 milímetros) foi muito inferior ao valor médio (109,4 milímetros) ".

"Os valores da quantidade de precipitação inferiores aos de novembro de 2015 ocorreram em cerca de 20% dos anos, sendo o 5º valor mais baixo desde 2000", revelou o IPMA.

No entanto, no dia 01 de novembro, uma depressão centrada na região de Faro afetou a região do barlavento algarvio entre as 03:00 e as 15:00, com particular incidência na região entre Portimão e Faro, originando precipitação forte e persistente e a ocorrência de trovoada.

De acordo com o boletim climatológico, as estações onde se registaram os valores de precipitação mais elevados (superiores a 100 milímetros) foram todas no Algarve, na região entre Portimão e Faro, nomeadamente em Algoz, Paderne, São Bartolomeu de Messines e Faro.

O valor mais alto em 24 horas ocorreu em Algoz, distrito de Faro, com 144,8 milímetros.

O IPMA destacou também que os valores mais baixos da temperatura mínima ocorreram em Lamas de Mouro (-5 graus), no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, e o maior valor da temperatura máxima em Pegões (28,5 graus), concelho do Montijo, distrito de Setúbal.

O boletim indica ainda que no final de novembro aumentou a área em situação de seca meteorológica fraca que se verifica nalguns locais da região sul e que agora se estende à região centro.

De acordo com o índice meteorológico de seca do IPMA, em 30 de novembro cerca de 51% do território estava em situação de seca fraca e cerca de 1% em seca moderada.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC