sicnot

Perfil

País

Ordem alerta para possível "rutura" em hospitais por "fuga" de enfermeiros

O presidente do Colégio Nacional de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, José Carlos Gomes, avançou hoje que vai alertar o Ministério da Saúde para a possibilidade de especialidades dos hospitais entrarem em "rutura" devido à "fuga" de enfermeiros.

(arquivo)

(arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

José Carlos Gomes explicou que para suprimir necessidades de enfermeiros nos cuidados de saúde primários foi aberto um concurso interno, mas alertou que "procurando melhor qualidade de vida", os enfermeiros estão a "esvaziar" os hospitais e a ingressar nos centros de saúde.

"Enfermeiros qualificados, com muita experiência, dos hospitais, estão a pedir transferência. Fazem-no porque o trabalho está desvalorizado de tal forma do ponto de vista salarial. Mas estas instituições [referindo-se aos hospitais] vão ficar com um problema sério porque estão a ver sair os seus melhores quadros. No limite, nomeadamente por exemplo na Saúde Materna, temo que a curto prazo tenhamos instituições e blocos de partos porque não têm enfermeiros especialistas suficientes", referiu José Carlos Gomes.

O responsável admitiu, à agência Lusa, que os cuidados de saúde primários "precisam de mais enfermeiros" mas não quer que a melhoria desta área seja feita "à custa do esvaziamento da capacidade de resposta dos hospitais".

"Tem de haver um planeamento. Há pessoas assustadas porque os serviços podem entrar em rutura", referiu, acrescentando que pretende chegar esta preocupação ao novo ministro da Saúde.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.