sicnot

Perfil

País

Ordem alerta para possível "rutura" em hospitais por "fuga" de enfermeiros

O presidente do Colégio Nacional de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, José Carlos Gomes, avançou hoje que vai alertar o Ministério da Saúde para a possibilidade de especialidades dos hospitais entrarem em "rutura" devido à "fuga" de enfermeiros.

(arquivo)

(arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

José Carlos Gomes explicou que para suprimir necessidades de enfermeiros nos cuidados de saúde primários foi aberto um concurso interno, mas alertou que "procurando melhor qualidade de vida", os enfermeiros estão a "esvaziar" os hospitais e a ingressar nos centros de saúde.

"Enfermeiros qualificados, com muita experiência, dos hospitais, estão a pedir transferência. Fazem-no porque o trabalho está desvalorizado de tal forma do ponto de vista salarial. Mas estas instituições [referindo-se aos hospitais] vão ficar com um problema sério porque estão a ver sair os seus melhores quadros. No limite, nomeadamente por exemplo na Saúde Materna, temo que a curto prazo tenhamos instituições e blocos de partos porque não têm enfermeiros especialistas suficientes", referiu José Carlos Gomes.

O responsável admitiu, à agência Lusa, que os cuidados de saúde primários "precisam de mais enfermeiros" mas não quer que a melhoria desta área seja feita "à custa do esvaziamento da capacidade de resposta dos hospitais".

"Tem de haver um planeamento. Há pessoas assustadas porque os serviços podem entrar em rutura", referiu, acrescentando que pretende chegar esta preocupação ao novo ministro da Saúde.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.