sicnot

Perfil

País

Estudo diz que relação parental tem "efeito significativo" no namoro dos jovens

A relação entre pais e filhos tem "extrema relevância" no desenvolvimento emocional dos jovens e um "efeito significativo" na forma como gerem os seus namoros, concluiu um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

(Reuters/arquivo)

(Reuters/arquivo)

© Christian Hartmann / Reuters

A coordenadora da investigação, a psicóloga clínica Catarina Pinheiro Mota, explicou hoje à Lusa que os filhos vão replicar, na sua vida afetiva a relação que têm com os pais.

A título de exemplo, a investigadora afirmou que se houver uma relação "estável" entre pais e filhos, estes terão "maior disponibilidade" para ter e manter namoros, mas se a relação for "instável" os jovens terão "mais dificuldades".

Outra das conclusões é a de que os filhos "replicam" nas relações amorosas os conflitos dos pais, avançou.

"Os filhos que presenciam conflitos interparentais vão, no futuro, ter uma relação amorosa pautada por este modelo", frisou.

E concretizou: "todos os pais discutem, mas se resolvem a discussão aos gritos, por exemplo, os filhos vão ter esse modelo e replica-lo no namoro".

O estudo realçou que os jovens resolvem os conflitos no namoro através de duas formas: estratégias de resolução não abusivas e estratégias de resolução abusivas e comportamentos violentos.

Os comportamentos não abusivos são realizados por jovens mais velhos, especialmente raparigas, entre os 22 e 25 anos.

Os jovens que recorrem a estas atitudes para resolver conflitos têm "baixos níveis de sintomatologia depressiva, ansiedade e sensibilidade interpessoal" e maior confiança no namoro.

Por seu lado, os comportamentos violentos são adotados maioritariamente por rapazes, sem diferenciação de idades, e associam-se a jovens com sinais depressivos.

"São preditos pela maior intensidade e frequência dos conflitos interparentais", referiu a investigadora.

O estudo teve uma amostra de 505 jovens da zona norte do país, entre os quais 139 rapazes e 366 raparigas com idades entre os 18 e 25 anos e habilitações entre o 9.º ano e ensino superior.

Os investigadores de Psicologia Clínica da UTAD, em Vila Real, quiseram entender a "qualidade de vinculação aos pais e o seu efeito na vinculação amorosa em jovens adultos", tal como o "papel dos conflitos interparentais no desenvolvimento dos conflitos no namoro".

Lusa

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • "Toda a gente merece direitos iguais"
    0:14

    Mundo

    A polícia de Istambul montou cordões de segurança para dispersar a multidão que se juntou para a Marcha do Orgulho Gay, este domingo. O Governo proibiu a marcha por considerar que representa um risco para a segurança pública. Uma das ativistas fala numa decisão sem sentido, e diz que todas as pessoas merecem direitos iguais.

  • "Ela veio lá de fora e começou a atropelar as pessoas"
    0:43

    Mundo

    O atropelamento deste sábado em Newcastle, no Reino Unido, provocou pelo menos seis feridos. No local, as pessoas relatam momentos de pânico. Uma testemunha afirma que a condutora nunca perdeu o controlo do carro e que dirigiu intencionalmente contra a multidão.