sicnot

Perfil

País

GNR desmantela estufas de canábis em Felgueiras

A GNR de Felgueiras desmantelou hoje, numa antiga padaria da cidade, duas estufas com cerca 300 pés de canábis e deteve dois suspeitos, avançou fonte policial.

Segundo a autoridade, a operação foi desencadeada depois de os militares terem observado os dois suspeitos, já referenciados, de 52 e 44 anos, "a circundar um armazém de uma antiga padaria abandonada".

No interior das instalações, encontraram duas estufas com mais de 300 pés de canábis, tendo cada planta já uma altura de cerca de 1,50 metros, refere um comunicado da GNR.

Segundo a autoridade, "cada estufa, com cerca de 150 plantas, contemplava um sistema bastante organizado e avançado para produção, germinação e cultivo das plantas de canábis, possuindo cada uma um sistema de rega, iluminação e de controlo de temperatura automático".

A GNR sublinha que o sistema necessitava apenas da intervenção humana para o corte e estaque das plantas.

Após uma breve busca ao local, os militares da guarda observaram que, para "a produção e cultivo das plantas, os infratores furtavam água e eletricidade à rede pública".

Os detidos vão ser presentes, na quinta-feira, ao juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial do Marco de Canaveses.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.