sicnot

Perfil

País

Youtube diz que vídeos de humor de "profissionais" marcaram 2015

A comédia feita por "profissionais" marcou este ano o canal de vídeo Youtube em Portugal, segundo a lista dos 10 vídeos que marcaram 2015 hoje divulgada pela empresa.

© Lucy Nicholson / Reuters

Da lista, mais de metade são comédias e também cerca de metade tem origem em "youtubers", pessoas que se tornam populares por causa dos vídeos que colocam no canal.

Não é o caso do vídeo mais popular, este sobre a prestação, cómica, de um concorrente do programa televisivo "Portugal Got Talent". Cómico é também o vídeo em segundo lugar, com o jovem imitador Pedro Soares, também "youtuber", a colocar Cristiano Ronaldo a explicar a Marcelo Rebelo de Sousa os motivos da separação da antiga namorada (imitando a voz dos dois).

Em terceiro lugar mais um profissional do youtube, na área dos jogos de computador (no caso a explicar a importância dos "likes"), e ao quarto volta a comédia, com um vídeo do apresentador e ator Rui Unas.

Entre os 10 vídeos com mais visualizações, comentários, gostos e partilhas estão ainda mais três na área da comédia feitos por outros tantos "youtubers": um a ensinar como "dar cabo da cabeça à empregada", outro um desafio que consiste em ter a boca cheia de água e não poder rir, e outro ainda uma música a parodiar a prisão do antigo primeiro-ministro José Sócrates.

O apresentador Vasco Palmeirim com o grupo musical DAMA, numa adaptação de uma música do grupo, um longo e emotivo vídeo sobre o Benfica, de um benfiquista, e uma "experimentação social" de dois homens que andaram de mão dada nas ruas de Lisboa e filmaram as reações, completam a lista dos 10 vídeos que os portugueses tornaram mais populares.

Na lista de músicas mais ouvidas este ano partilha-se o inglês e o português, neste caso com destaque para o género quizomba. Banda sonora do filme "Furious7", See You Again de Wiz Khalifa foi a música mais popular em 2015, seguindo-se Ellie Goulding com Love Me Like You Do.

Nos terceiro e quarto lugares aparece a angolana quizomba pela voz de Dj Ademar & Boy Tedd e de C4 Pedro. No quinto surge o resultado do projeto Major Lazer &DJ Snake ("Lean On"), e no sexto a única música em espanhol, El Perdón, de Nicky Jam e Enrique Iglesias.

Adele (Hello), depois de novo quizomba, com Badoxa (Mulher Perfeita), depois a banda Maroon 5 e finalmente o português Diogo Piçarra, com a música "Tu e eu", completam a lista fornecida pelo Youtube.

A nível mundial, com mais de 100 milhões de visualizações surge em primeiro lugar um vídeo de Heaven King, uma menina bailarina, mas a lista tem desde o anúncio a um jogo de estratégia para os telemóveis a um "yotuber" que encheu a casa de bolas de plástico ou a outro que se colocou dentro de uma espécie de balão que encheu de água.

Quase sempre em toada alegre, como o karaoke de um polícia no carro ou o do cantor Justin Bieber, também num carro, os mais populares incluem ainda excertos de programas televisivos, um deles com "tweets" do Presidente norte-americano e outros dois com atuações musicais. Uma campanha sobre a inclusão, chamada "o amor não tem barreiras", também foi dos vídeos mais vistos este ano.

Na música os gostos dos portugueses coincidiram em vários casos com os mundiais. Wiz Khalifa, Maroon 5, Major Lazer, Adele, Ellie Goulding estão na lista mundial hoje divulgada, que fica completa com outros cinco nomes e suas recentes produções: Taylor Swift, David Guetta, Sia, Fifth Harmony e Silentó.

Na divulgação da lista, o Youtube anunciou também uma nova funcionalidade, o Trending Tab, que permite conhecer o que está a ser mais visto, mais comentado e mais partilhado.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.