sicnot

Perfil

País

Youtube diz que vídeos de humor de "profissionais" marcaram 2015

A comédia feita por "profissionais" marcou este ano o canal de vídeo Youtube em Portugal, segundo a lista dos 10 vídeos que marcaram 2015 hoje divulgada pela empresa.

© Lucy Nicholson / Reuters

Da lista, mais de metade são comédias e também cerca de metade tem origem em "youtubers", pessoas que se tornam populares por causa dos vídeos que colocam no canal.

Não é o caso do vídeo mais popular, este sobre a prestação, cómica, de um concorrente do programa televisivo "Portugal Got Talent". Cómico é também o vídeo em segundo lugar, com o jovem imitador Pedro Soares, também "youtuber", a colocar Cristiano Ronaldo a explicar a Marcelo Rebelo de Sousa os motivos da separação da antiga namorada (imitando a voz dos dois).

Em terceiro lugar mais um profissional do youtube, na área dos jogos de computador (no caso a explicar a importância dos "likes"), e ao quarto volta a comédia, com um vídeo do apresentador e ator Rui Unas.

Entre os 10 vídeos com mais visualizações, comentários, gostos e partilhas estão ainda mais três na área da comédia feitos por outros tantos "youtubers": um a ensinar como "dar cabo da cabeça à empregada", outro um desafio que consiste em ter a boca cheia de água e não poder rir, e outro ainda uma música a parodiar a prisão do antigo primeiro-ministro José Sócrates.

O apresentador Vasco Palmeirim com o grupo musical DAMA, numa adaptação de uma música do grupo, um longo e emotivo vídeo sobre o Benfica, de um benfiquista, e uma "experimentação social" de dois homens que andaram de mão dada nas ruas de Lisboa e filmaram as reações, completam a lista dos 10 vídeos que os portugueses tornaram mais populares.

Na lista de músicas mais ouvidas este ano partilha-se o inglês e o português, neste caso com destaque para o género quizomba. Banda sonora do filme "Furious7", See You Again de Wiz Khalifa foi a música mais popular em 2015, seguindo-se Ellie Goulding com Love Me Like You Do.

Nos terceiro e quarto lugares aparece a angolana quizomba pela voz de Dj Ademar & Boy Tedd e de C4 Pedro. No quinto surge o resultado do projeto Major Lazer &DJ Snake ("Lean On"), e no sexto a única música em espanhol, El Perdón, de Nicky Jam e Enrique Iglesias.

Adele (Hello), depois de novo quizomba, com Badoxa (Mulher Perfeita), depois a banda Maroon 5 e finalmente o português Diogo Piçarra, com a música "Tu e eu", completam a lista fornecida pelo Youtube.

A nível mundial, com mais de 100 milhões de visualizações surge em primeiro lugar um vídeo de Heaven King, uma menina bailarina, mas a lista tem desde o anúncio a um jogo de estratégia para os telemóveis a um "yotuber" que encheu a casa de bolas de plástico ou a outro que se colocou dentro de uma espécie de balão que encheu de água.

Quase sempre em toada alegre, como o karaoke de um polícia no carro ou o do cantor Justin Bieber, também num carro, os mais populares incluem ainda excertos de programas televisivos, um deles com "tweets" do Presidente norte-americano e outros dois com atuações musicais. Uma campanha sobre a inclusão, chamada "o amor não tem barreiras", também foi dos vídeos mais vistos este ano.

Na música os gostos dos portugueses coincidiram em vários casos com os mundiais. Wiz Khalifa, Maroon 5, Major Lazer, Adele, Ellie Goulding estão na lista mundial hoje divulgada, que fica completa com outros cinco nomes e suas recentes produções: Taylor Swift, David Guetta, Sia, Fifth Harmony e Silentó.

Na divulgação da lista, o Youtube anunciou também uma nova funcionalidade, o Trending Tab, que permite conhecer o que está a ser mais visto, mais comentado e mais partilhado.

Lusa

  • "É mais um notável tiro no pé de Passos Coelho"
    4:04

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite, a polémica em torno de Pedro Passos Coelho, depois do presidente do PSD ter pedido desculpas por ter "usado informação não confirmada", ao falar na existência de suicídios, depois desmentidos, como consequência da falta de apoio psicológico na tragédia de Pedrógão Grande. Sousa Tavares considera que Passos Coelho deu "mais um tiro no pé" e defende que o líder da oposição "está notoriamente desgastado" e "caminha para uma tragédia eleitoral autárquica".

    Miguel Sousa Tavares

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.