sicnot

Perfil

País

Alfândega da Fé promete trabalhar para transparência total

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, manifestou hoje satisfação por o município transmontano continuar a lidera o Índice de Transparência Municipal e comprometeu-se a trabalhar para "ser completamente transparente".

SIC

SIC

Esta câmara do distrito de Bragança continua a ser a melhor classificada do país, com um score de 94,23 numa escala de 0-100, no Índice de Transparência Municipal 2015, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) que está hoje se ser divulgada, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, a autarca socialista afirmou estar "muito satisfeita" com a classificação também pelo facto de a autarquia ter melhorado de um score de 82, em 2014, para 94, em 2015 e assumiu o compromisso de continuar "a trabalhar para ser completamente transparente", ou seja preencher os seis indicadores que faltam para atingir os 100 valores na disponibilização de informação de interesse aos munícipes.

Berta Nunes reforçou que a autarquia disponibiliza no seu sítio da Internet "toda a informação e os munícipes podem participar ativamente na vida do município".

"Para nós a participação também é um objetivo", vincou, apontando como exemplos, além da reformulação da página eletrónica, com maior interatividade, os orçamentos participativos.

O município já foi premiado pelo orçamento participativo destinado aos seniores que visa melhorar a participação desta faixa etária na vida pública local.

Os jovens têm também um espaço reservado na elaboração do orçamento municipal e a Câmara de Alfândega da Fé integra a rede nacional de autarquias participativas.

Para a autarca local, o Índice de Transparência Municipal "é muito importante" porque dá "orientação aos municípios para melhorarem o seu desempenho".

Berta Nunes defende um reforço da articulação e adiantou que vai sugerir "uma melhor articulação entre a associação e os municípios para que possam melhorar".

A TIAC, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão combater a corrupção.

A associação divulga hoje os resultados da terceira edição do Índice de Transparência Municipal que avalia as páginas na Internet das 308 câmaras municipais portuguesas.

Além de Alfândega da Fé, que obteve um score de 94,23 numa escala de 0-100, estão também no pódio, em 2015, as câmaras municipais de Arcos de Valdevez (score de 89,84) e Carregal do Sal (88,87).

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.