sicnot

Perfil

País

Alfândega da Fé promete trabalhar para transparência total

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, manifestou hoje satisfação por o município transmontano continuar a lidera o Índice de Transparência Municipal e comprometeu-se a trabalhar para "ser completamente transparente".

SIC

SIC

Esta câmara do distrito de Bragança continua a ser a melhor classificada do país, com um score de 94,23 numa escala de 0-100, no Índice de Transparência Municipal 2015, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) que está hoje se ser divulgada, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, a autarca socialista afirmou estar "muito satisfeita" com a classificação também pelo facto de a autarquia ter melhorado de um score de 82, em 2014, para 94, em 2015 e assumiu o compromisso de continuar "a trabalhar para ser completamente transparente", ou seja preencher os seis indicadores que faltam para atingir os 100 valores na disponibilização de informação de interesse aos munícipes.

Berta Nunes reforçou que a autarquia disponibiliza no seu sítio da Internet "toda a informação e os munícipes podem participar ativamente na vida do município".

"Para nós a participação também é um objetivo", vincou, apontando como exemplos, além da reformulação da página eletrónica, com maior interatividade, os orçamentos participativos.

O município já foi premiado pelo orçamento participativo destinado aos seniores que visa melhorar a participação desta faixa etária na vida pública local.

Os jovens têm também um espaço reservado na elaboração do orçamento municipal e a Câmara de Alfândega da Fé integra a rede nacional de autarquias participativas.

Para a autarca local, o Índice de Transparência Municipal "é muito importante" porque dá "orientação aos municípios para melhorarem o seu desempenho".

Berta Nunes defende um reforço da articulação e adiantou que vai sugerir "uma melhor articulação entre a associação e os municípios para que possam melhorar".

A TIAC, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão combater a corrupção.

A associação divulga hoje os resultados da terceira edição do Índice de Transparência Municipal que avalia as páginas na Internet das 308 câmaras municipais portuguesas.

Além de Alfândega da Fé, que obteve um score de 94,23 numa escala de 0-100, estão também no pódio, em 2015, as câmaras municipais de Arcos de Valdevez (score de 89,84) e Carregal do Sal (88,87).

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Pyongyang cria vídeo a simular ataque a navios dos EUA
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos da América pretendem reforçar as sanções à Coreia do Norte e investir nos esforços diplomáticos. Contudo, a tensão militar persiste. Pyongyang emitiu um vídeo em que simula um ataque a navios norte-americanos.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.