sicnot

Perfil

País

Alfândega da Fé promete trabalhar para transparência total

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, manifestou hoje satisfação por o município transmontano continuar a lidera o Índice de Transparência Municipal e comprometeu-se a trabalhar para "ser completamente transparente".

SIC

SIC

Esta câmara do distrito de Bragança continua a ser a melhor classificada do país, com um score de 94,23 numa escala de 0-100, no Índice de Transparência Municipal 2015, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) que está hoje se ser divulgada, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, a autarca socialista afirmou estar "muito satisfeita" com a classificação também pelo facto de a autarquia ter melhorado de um score de 82, em 2014, para 94, em 2015 e assumiu o compromisso de continuar "a trabalhar para ser completamente transparente", ou seja preencher os seis indicadores que faltam para atingir os 100 valores na disponibilização de informação de interesse aos munícipes.

Berta Nunes reforçou que a autarquia disponibiliza no seu sítio da Internet "toda a informação e os munícipes podem participar ativamente na vida do município".

"Para nós a participação também é um objetivo", vincou, apontando como exemplos, além da reformulação da página eletrónica, com maior interatividade, os orçamentos participativos.

O município já foi premiado pelo orçamento participativo destinado aos seniores que visa melhorar a participação desta faixa etária na vida pública local.

Os jovens têm também um espaço reservado na elaboração do orçamento municipal e a Câmara de Alfândega da Fé integra a rede nacional de autarquias participativas.

Para a autarca local, o Índice de Transparência Municipal "é muito importante" porque dá "orientação aos municípios para melhorarem o seu desempenho".

Berta Nunes defende um reforço da articulação e adiantou que vai sugerir "uma melhor articulação entre a associação e os municípios para que possam melhorar".

A TIAC, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, é uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão combater a corrupção.

A associação divulga hoje os resultados da terceira edição do Índice de Transparência Municipal que avalia as páginas na Internet das 308 câmaras municipais portuguesas.

Além de Alfândega da Fé, que obteve um score de 94,23 numa escala de 0-100, estão também no pódio, em 2015, as câmaras municipais de Arcos de Valdevez (score de 89,84) e Carregal do Sal (88,87).

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.