sicnot

Perfil

País

Morreu Maria Eugénia Cunhal, irmã de Álvaro Cunhal

A irmã mais nova do antigo líder comunista Álvaro Cunhal, Maria Eugénia Cunhal, também militante do PCP, jornalista e escritora, morreu hoje, aos 88 anos, informou o secretariado do Comité Central daquele partido.

Os dirigentes comunistas expressam "profunda mágoa e tristeza" pelo falecimento de Eugénia Cunhal, pessoa com "uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade, contra a exploração capitalista, pela democracia, pela paz, o socialismo e o comunismo", dirigindo "aos seus filhos, neta e restante família, as suas sentidas condolências".

O corpo de Maria Eugénia Cunhal, nascida em 17 de janeiro de 1927 - uma dos três irmãos de Cunhal - estará em câmara ardente na sociedade "Voz do Operário", em Lisboa, a partir das 11:00 de sexta-feira. A cerimónia fúnebre, que culmina no cemitério do Alto de São João, começará pelas 11:00 de sábado, até à cremação, prevista pelas 12:00.

Maria Eugénia Cunhal, 14 anos mais nova que o histórico secretário-geral comunista, falecido em 2005, pertencia ao setor Intelectual (Artes e Letras) da Organização Regional de Lisboa do PCP, foi detida pela polícia política do Estado Novo aos 18 anos, sendo ainda presa para interrogatórios noutras ocasiões, enquanto Álvaro Cunhal se encontrava na clandestinidade.

Professora, tradutora, jornalista e escritora foram as suas ocupações profissionais, tendo publicado as obras "O Silêncio do Vidro" (1962), "História de Um Condenado à Morte" (1983), "As Mãos e o Gesto" (2000), "Relva Verde Para Cláudio" (2003) e "Escrita de Esferográfica" (2008), além da primeira tradução para Português dos contos de Tchekov, "Os Tzibukine" (1963).

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02