sicnot

Perfil

País

Morreu Maria Eugénia Cunhal, irmã de Álvaro Cunhal

A irmã mais nova do antigo líder comunista Álvaro Cunhal, Maria Eugénia Cunhal, também militante do PCP, jornalista e escritora, morreu hoje, aos 88 anos, informou o secretariado do Comité Central daquele partido.

Os dirigentes comunistas expressam "profunda mágoa e tristeza" pelo falecimento de Eugénia Cunhal, pessoa com "uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade, contra a exploração capitalista, pela democracia, pela paz, o socialismo e o comunismo", dirigindo "aos seus filhos, neta e restante família, as suas sentidas condolências".

O corpo de Maria Eugénia Cunhal, nascida em 17 de janeiro de 1927 - uma dos três irmãos de Cunhal - estará em câmara ardente na sociedade "Voz do Operário", em Lisboa, a partir das 11:00 de sexta-feira. A cerimónia fúnebre, que culmina no cemitério do Alto de São João, começará pelas 11:00 de sábado, até à cremação, prevista pelas 12:00.

Maria Eugénia Cunhal, 14 anos mais nova que o histórico secretário-geral comunista, falecido em 2005, pertencia ao setor Intelectual (Artes e Letras) da Organização Regional de Lisboa do PCP, foi detida pela polícia política do Estado Novo aos 18 anos, sendo ainda presa para interrogatórios noutras ocasiões, enquanto Álvaro Cunhal se encontrava na clandestinidade.

Professora, tradutora, jornalista e escritora foram as suas ocupações profissionais, tendo publicado as obras "O Silêncio do Vidro" (1962), "História de Um Condenado à Morte" (1983), "As Mãos e o Gesto" (2000), "Relva Verde Para Cláudio" (2003) e "Escrita de Esferográfica" (2008), além da primeira tradução para Português dos contos de Tchekov, "Os Tzibukine" (1963).

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..