sicnot

Perfil

País

Fenprof reúne-se na quarta-feira com o novo ministro da Educação

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reúne-se na quarta-feira com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, para discutir uma solução para os professores do ensino artístico especializado com ordenados em atraso, entre outros assuntos.

Lusa

"Temos reunião com o ministro da Educação no dia 16 [quarta-feira] e vamos aguardar até lá por uma resposta" aos problemas dos professores com ordenados em atraso, revelou hoje à agência Lusa o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, no final de um encontro com professores e a direção do Conservatório Regional de Évora.

Segundo o dirigente sindical, na reunião, agendada para quarta-feira, às 09:30, na sede do Ministério da Educação, vão estar também em cima da mesa assuntos como a Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos (PACC) ou a requalificação profissional dos docentes.

Mas, a questão dos professores das escolas de ensino artístico especializado com ordenados em atraso "está à cabeça de qualquer problema" no encontro da próxima semana, frisou, lembrando que "é um problema que tem a ver com a vida das pessoas".

Mário Nogueira adiantou que o pré-aviso de greve dos professores das escolas de ensino artístico especializado "só será entregue" no dia 18, após a reunião com o ministro da Educação, depois de saber se "ainda se justifica" a paralisação, com início previsto para 04 de janeiro.

"Se o problema não for resolvido durante este mês, a partir de janeiro, e por tempo indeterminado, teremos um pré-aviso de greve que permitirá que os professores que não têm dinheiro para se deslocar possam entrar em greve", disse.

O secretário-geral da Fenprof voltou a defender a criação de "uma linha de crédito no valor exato dos salários que estão em atraso", sendo que quando fosse desbloqueado o financiamento "as escolas repunham esse dinheiro, mas sem pagar juros".

Outra possibilidade, segundo o sindicalista, passa por o Ministério da Educação solicitar "um visto tácito" ao Tribunal de Contas para desbloquear as verbas enquanto são analisados os processos enviados pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

"Os vistos do Tribunal de Contas não puderam ser passados porque a DGEstE mandou documentos incorretamente preenchidos e foram todos devolvidos", vincou, acusando a equipa do ex-ministro Nuno Crato de "irresponsabilidade e incompetência".

Mário Nogueira realçou que o Ministério da Educação informou a Fenprof de que "antes de fevereiro [de 2016] o problema não está resolvido".

No caso do Conservatório Regional de Évora, o sindicalista indicou que a escola "tem problemas gravíssimos" e que "tem por receber 200 mil euros", verba que "pode pôr em causa o seu próprio funcionamento".

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.