sicnot

Perfil

País

GNR reforça patrulhamento nas zonas de comércio

A GNR vai realizar, a partir de hoje, a operação "Comércio Seguro", que tem como objetivo garantir a segurança junto dos comerciantes e clientes através de um reforço do patrulhamento junto destas zonas.

MANUEL DE ALMEIDA

Durante a operação, que se realiza até 24 de dezembro, os militares da GNR vão também realizar diversas ações de sensibilização junto dos comerciantes, alertando-os para os procedimentos de segurança a adotar de modo a prevenir que sejam alvos de ilícitos criminais, refere a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que as ações de sensibilização vão realizar-se em todo país.

A força de segurança refere também que, nas próximas duas semanas, vai ser feito um reforço de patrulhamento junto das zonas de comércio com o objetivo "de aumentar o sentimento de segurança junto dos lojistas e clientes".

A GNR aconselha os comerciantes a que tenham as entradas e saídas do estabelecimento bem iluminadas, fechem devidamente as portas e janelas, antes de fechar a loja, e não tenham grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento.

A corporação alerta ainda os lojistas para que não tenham uma rotina para a realização dos depósitos bancários, abram os estabelecimento à mesma hora do que os comerciantes vizinhos e tenham sempre disponível o contacto telefónico da GNR e das lojas vizinhas.

Em caso de assalto, a GNR aconselha ainda os comerciantes a manter a calma, a não reagirem e a memorizarem os traços fisionómicos do assaltante, além de contactarem de imediato a GNR.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.