sicnot

Perfil

País

GNR reforça patrulhamento nas zonas de comércio

A GNR vai realizar, a partir de hoje, a operação "Comércio Seguro", que tem como objetivo garantir a segurança junto dos comerciantes e clientes através de um reforço do patrulhamento junto destas zonas.

MANUEL DE ALMEIDA

Durante a operação, que se realiza até 24 de dezembro, os militares da GNR vão também realizar diversas ações de sensibilização junto dos comerciantes, alertando-os para os procedimentos de segurança a adotar de modo a prevenir que sejam alvos de ilícitos criminais, refere a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que as ações de sensibilização vão realizar-se em todo país.

A força de segurança refere também que, nas próximas duas semanas, vai ser feito um reforço de patrulhamento junto das zonas de comércio com o objetivo "de aumentar o sentimento de segurança junto dos lojistas e clientes".

A GNR aconselha os comerciantes a que tenham as entradas e saídas do estabelecimento bem iluminadas, fechem devidamente as portas e janelas, antes de fechar a loja, e não tenham grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento.

A corporação alerta ainda os lojistas para que não tenham uma rotina para a realização dos depósitos bancários, abram os estabelecimento à mesma hora do que os comerciantes vizinhos e tenham sempre disponível o contacto telefónico da GNR e das lojas vizinhas.

Em caso de assalto, a GNR aconselha ainda os comerciantes a manter a calma, a não reagirem e a memorizarem os traços fisionómicos do assaltante, além de contactarem de imediato a GNR.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11