sicnot

Perfil

País

Risco de inundações e de queda de árvores no fim de semana devido a chuva e vento

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população alertando para chuva e vento fortes ainda durante o dia de hoje, com o consequente risco de cheias, inundações e queda de árvores.

© David Ryder / Reuters

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 12 de Dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), a ANPC destaca em comunicado a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.

A ANPC prevê a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), para hoje na região do Algarve e a partir de domingo, afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.

Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperado a a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC alerta ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.

No que respeita a medidas preventivas, a proteção civil recomenda, sobretudo em zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, a adoção de uma condução defensiva e de menor velocidade e a adequada fixação de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes e 'placards'.

A ANPC recomenda ainda medidas de segurança, tais como não atravessar zonas inundadas, para evitar arrastamentos, ter especial cuidado junto de áreas arborizadas, por causa da queda de ramos, e da orla costeira e zonas ribeirinhas, devido aos possíveis galgamentos costeiros.

Lusa

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22