sicnot

Perfil

País

Risco de inundações e de queda de árvores no fim de semana devido a chuva e vento

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população alertando para chuva e vento fortes ainda durante o dia de hoje, com o consequente risco de cheias, inundações e queda de árvores.

© David Ryder / Reuters

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 12 de Dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), a ANPC destaca em comunicado a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.

A ANPC prevê a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), para hoje na região do Algarve e a partir de domingo, afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.

Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperado a a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC alerta ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.

No que respeita a medidas preventivas, a proteção civil recomenda, sobretudo em zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, a adoção de uma condução defensiva e de menor velocidade e a adequada fixação de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes e 'placards'.

A ANPC recomenda ainda medidas de segurança, tais como não atravessar zonas inundadas, para evitar arrastamentos, ter especial cuidado junto de áreas arborizadas, por causa da queda de ramos, e da orla costeira e zonas ribeirinhas, devido aos possíveis galgamentos costeiros.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.