sicnot

Perfil

País

Risco de inundações e de queda de árvores no fim de semana devido a chuva e vento

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população alertando para chuva e vento fortes ainda durante o dia de hoje, com o consequente risco de cheias, inundações e queda de árvores.

© David Ryder / Reuters

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 12 de Dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), a ANPC destaca em comunicado a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.

A ANPC prevê a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), para hoje na região do Algarve e a partir de domingo, afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.

Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperado a a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC alerta ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.

No que respeita a medidas preventivas, a proteção civil recomenda, sobretudo em zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, a adoção de uma condução defensiva e de menor velocidade e a adequada fixação de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes e 'placards'.

A ANPC recomenda ainda medidas de segurança, tais como não atravessar zonas inundadas, para evitar arrastamentos, ter especial cuidado junto de áreas arborizadas, por causa da queda de ramos, e da orla costeira e zonas ribeirinhas, devido aos possíveis galgamentos costeiros.

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.