sicnot

Perfil

País

Risco de inundações e de queda de árvores no fim de semana devido a chuva e vento

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população alertando para chuva e vento fortes ainda durante o dia de hoje, com o consequente risco de cheias, inundações e queda de árvores.

© David Ryder / Reuters

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 12 de Dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), a ANPC destaca em comunicado a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.

A ANPC prevê a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), para hoje na região do Algarve e a partir de domingo, afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.

Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperado a a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC alerta ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.

No que respeita a medidas preventivas, a proteção civil recomenda, sobretudo em zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, a adoção de uma condução defensiva e de menor velocidade e a adequada fixação de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes e 'placards'.

A ANPC recomenda ainda medidas de segurança, tais como não atravessar zonas inundadas, para evitar arrastamentos, ter especial cuidado junto de áreas arborizadas, por causa da queda de ramos, e da orla costeira e zonas ribeirinhas, devido aos possíveis galgamentos costeiros.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28