sicnot

Perfil

País

Alerta amarelo em 11 distritos devido a chuva e nevoeiro

Onze distritos de Portugal estão hoje em alerta amarelo, o menos grave dos níveis que já apresentam risco, devido à existância de nevoeiro e chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo desde as 02:00 de hoje.

O aviso amarelo é o menos grave entre os níveis que envolvem risco e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica" e recomenda o acompanhamento "da evolução da situação meteorológica".

Nas regiões do Norte, Centro, do Grande Porto e da Grande Lisboa, sobretudo no litoral, a previsão é de céu muito nublado, com períodos de chuva a partir da tarde que poderão aumentar de intensidade no final do dia e com rajadas que podem chegar até 70 Km/hora.

Já no sábado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população alertando para a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.

A ANPC previa a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.

Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperada a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis, referia no comunicado.

A ANPC alertava ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.