sicnot

Perfil

País

Aviso vermelho para duas ilhas dos Açores na 2ª feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho para segunda-feira devido ao vento e agitação marítima para São Miguel e Santa Maria, nos Açores, arquipélago onde se prevê um forte agravamento do estado do tempo.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Segundo o IPMA, o aviso vermelho vigora entre as 12:00 e as 24:00 de segunda-feira (menos uma hora nos Açores) nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, com rajadas na ordem dos 130 quilómetros hora, podendo em alguns locais, devido a efeitos orográficos, atingir os 150 km/hora.

É ainda previsível para este grupo oriental, no mesmo período, a ocorrência de ondas de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Para as mesmas duas ilhas, o aviso laranja (o segundo mais grave) para vento mantém-se entre as 09:00 e as 12:00, tendo sido ainda emitido um aviso amarelo para precipitação e trovoada entras as 03:00 e as 15:00 de segunda-feira.

O IPMA colocou igualmente sob aviso laranja devido ao vento as cinco ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) entre as 12:00 e as 24:00 de segunda-feira, dia em que está ainda sob aviso amarelo para precipitação e trovoada, e agitação marítima.

Na segunda-feira, também o grupo ocidental, constituído pelas ilhas do Corvo e das Flores, está sob aviso amarelo face à previsão de previsão, trovoada e vento, adianta o IPMA, explicando que o "forte agravamento" do estado do tempo se deve a uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, localizada a sudoeste dos Açores e com deslocamento para nordeste.

Segundo a Delegação Regional dos Açores do IPMA, "prevê-se para o arquipélago a ocorrência de chuva e possibilidade de trovoada a partir da madrugada de segunda-feira, sendo que o vento irá aumentar gradualmente ao longo do dia, com o período mais crítico previsto durante a tarde e noite desse dia".

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.