sicnot

Perfil

País

Augusto Santos Silva em Bruxelas para reunião da UE e encontro na NATO

O ministro dos Negócios Estrangeiros participa hoje, em Bruxelas, na sua primeira reunião dos chefes de diplomacia da UE, tendo ainda agendados encontros com a Alta Representante da União para a Política Externa e com o secretário-geral da NATO.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Augusto Santos Silva, que já tem experiência de reuniões tanto na Aliança Atlântica como no Conselho da UE, como ministro da Defesa (2009-2011), participa hoje na sua primeira reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, presidida pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, com quem também terá um encontro bilateral.

A agenda do último encontro do ano dos chefes de diplomacia dos 28 é consagrada a temas como o combate ao terrorismo, as relações da UE com os seus parceiros a Leste, as relações com a Turquia, e a situação na Líbia e no Iraque.

Depois de não ter estado presente na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica, realizada a 01 e 02 de dezembro, devido à discussão do Programa de Governo na Assembleia da República, Augusto Santos Silva será hoje recebido por Jens Stoltenberg no quartel-general da NATO, num encontro fechado à imprensa.

Lusa

  • Augusto Santos Silva ministro pela quinta vez
    1:22

    Novo Governo

    Augusto Santos Silva foi ministro com António Guterres e José Sócrates. Antigo ministro da Defesa do último Governo de Sócrates, foi escolhido para a pasta dos Negócios Estrangeiros no Executivo de António Costa, assumindo o cargo de ministro pela quinta vez.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.