sicnot

Perfil

País

Aviso vermelho alargado às cinco ilhas do grupo central dos Açores

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) alargou hoje o aviso vermelho ao grupo central (ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira) devido ao vento, com rajadas que podem ultrapassar os 130 quilómetros/hora.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Segundo o IPMA, o aviso vermelho para o grupo central vigora até às 24:00 (menos uma hora nos Açores), no mesmo período em que se mantém o aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros na costa sul.

Quanto à precipitação e trovoada nestas cinco ilhas, o aviso amarelo vigora até às 22:00 (hora de Lisboa).

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental do Açores, também estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o IPMA.

De acordo com o instituto, estas duas ilhas vão estar sob aviso vermelho até às 24:00 de hoje (menos uma hora nos Açores) devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem atingir pontualmente os 150 quilómetros por hora.

As ilhas do grupo oriental estão também sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Devido ao mau tempo, a Secretaria Regional da Educação e Cultura anunciou no domingo o encerramento, no dia de hoje, das escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins de infância.

Também a Universidade dos Açores encerrou hoje os polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Todas as secções dos tribunais do arquipélago dos Açores, distribuídas por oito das nove ilhas, estão também encerradas durante a tarde "por cautela" face ao agravamento do estado do tempo no arquipélago, assim como algumas câmaras municipais.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.