sicnot

Perfil

País

Ilhas de S. Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho devido ao mau tempo

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental do Açores, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Eloy Alonso / Reuters

De acordo com o instituto, as duas ilhas do grupo oriental dos Açores vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 23:59 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de 6 a 8 metros, aumentando para 9 a 10 metros e podendo pontualmente atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (entre as 06:00 e as 15:00 de hoje) e vento forte (entre as 06:00 e 23:59 de hoje), passando depois a aviso amarelo.

O grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) vai estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 15:00 devido à previsão de chuva forte e acompanhada de trovoada e vento forte.

Devido ao mau tempo, a secretaria regional da Educação e Cultura adiantou no domingo que vão estar encerradas as escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Segundo um comunicado divulgado pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional dos Açores no domingo, a secretaria regional da Educação e Cultura dará ao longo do dia de hoje indicações que mostrem adequadas, conforme o evoluir da situação.

Também o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores revelou no domingo que vários serviços e instituição estão de prevenção devido ao "forte agravamento" do estado do tempo previsto.

Foram igualmente contactados o comandante da Zona Aérea dos Açores e comandante da Zona Marítima dos Açores", adiantou no domingo a Proteção Civil, garantindo que "todos estes serviços e instituições estão já de prevenção para o forte agravamento do estado do tempo e preparados para as eventuais ocorrências que possam surgir durante esse período".

A Proteção Civil acrescenta que através da sua página na Internet, em www.prociv.azores.gov.pt, e da página do serviço no Facebook podem ser acompanhadas as informações a divulgar.

Também por causa do mau tempo, foi adiada a audiência e cumprimentos entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

O encontro estava previsto para as 10:00 (hora de Lisboa), no Palácio de São Bento, mas face à previsão meteorológica, o presidente do Governo Regional vai acompanhar o evoluir da situação na ilha de São Miguel.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.