sicnot

Perfil

País

Onze desalojados na Ilha de São Miguel, nos Açores

O Serviço de Proteção Civil dos Açores corrigiu hoje para 11 o número de desalojados na ilha de São Miguel na sequência do mau tempo, que provocou um total de 157 incidentes.

Rui Caria/SIC

Rui Caria/SIC

Num comunicado emitido antes das 21:00, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores indica que foram 11 os desalojados vítimas do mau tempo, entretanto já todos realojados.

Anteriormente, a Proteção Civil indicara terem sido 16 os desalojados pelo mau tempo, que provocou ainda ferimentos em quatro pessoas, uma delas com gravidade, também na ilha de São Miguel.

Nas operações de apoio aos incidentes provocados pelo mau tempo estiveram envolvidos cerca de 440 operacionais da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que contabilizou 157 incidentes, todos já resolvidos.

O mau tempo que atingiu hoje o arquipélago dos Açores levou aos encerramento de escolas, tribunais, serviços municipais e de estradas, enquanto mais de 1.600 passageiros ficaram em terra com o cancelamento de dezenas de voos.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu no domingo um aviso vermelho para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde de hoje.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Face às condições meteorológicas adversas, as escolas dos grupos central e oriental estiveram hoje fechadas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Também os polos de Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Ponta Delgada (São Miguel) da Universidade dos Açores estiveram encerrados.

À tarde, fecharam "por cautela" todas as secções dos tribunais do arquipélago dos Açores, distribuídas por oito das nove ilhas, assim como algumas câmaras municipais.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.