sicnot

Perfil

País

Presidente da República pede promoção da língua portuguesa na ONU

O Presidente da República enviou hoje uma mensagem ao secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nos 70 anos da organização, sublinhando a prioridade que deverá merecer a promoção da língua portuguesa no sistema das Nações Unidas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"Sublinho (...) a prioridade que deverá merecer a promoção da Língua Portuguesa no Sistema das Nações Unidas. É idioma oficial ou de trabalho de várias das suas agências especializadas e a CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] continuará a pugnar pelo seu reconhecimento como língua oficial das Nações Unidas", afirma Aníbal Cavaco Silva na mensagem divulgada no 'site' da Presidência.

No ano em que as Nações Unidas celebram o 70.º aniversário, com a assinatura da Carta de São Francisco, Portugal comemora hoje os 60 anos da sua adesão àquela organização.

Para o Presidente da República trata-se de "uma instituição ímpar do mundo contemporâneo no seu desígnio pela paz e segurança internacionais, pelo respeito pelos direitos humanos e pela promoção do desenvolvimento sustentável".

Cavaco Silva recorda que ao longo dos seus mandatos atribuiu uma "importância cimeira às Nações Unidas e à atuação do Sistema Onusino", tendo participado em várias sessões de abertura da Assembleia Geral e presidido a um debate do Conselho de Segurança.

"Tive a satisfação de apoiar e testemunhar os sucessos das eleições e do desempenho de Portugal no Conselho de Segurança e, atualmente, no Conselho de Direitos Humanos, refletindo a credibilidade internacional do meu país", acrescenta o chefe de Estado.

O Presidente da República realça ainda nesta mensagem a Ban Ki-moon "a importância do tema dos Oceanos, estratégico para Portugal", à luz da geografia e da identidade nacionais, e na perspetiva da história e do futuro do país.

Como Comandante Supremo das Forças Armadas, Cavaco Silva destaca o contributo dos militares portugueses e dos efetivos das forças de segurança que serviram e servem em operações de manutenção da paz das Nações Unidas.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.