sicnot

Perfil

País

Açores com avisos laranja e amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos laranja e amarelo para o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento, chuva e agitação marítima na quinta-feira.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

O aviso laranja, para o grupo central do arquipélago (ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico), vigora entre as 15:00 e as 24:00 de quinta-feira de Lisboa (menos uma hora nos Açores), quando são previsíveis rajadas de vento na ordem dos 120 quilómetros/hora.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é considerada uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para este dia, o IPMA emitiu ainda para as cinco ilhas avisos amarelo para chuva e agitação marítima, podendo as ondas chegar aos sete metros.

As duas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, estão igualmente sob aviso laranja para vento, a partir das 03:00 e as 24:00 de quinta-feira, com rajadas que podem chegar aos 120 quilómetros/hora e agitação marítima com ondas a partir dos sete metros, aumentando para nove metros a partir do final do dia.

Estas ilhas estão também sob aviso amarelo para chuva ao longo de quinta-feira.

Nas ilhas do grupo oriental do arquipélago, São Miguel e Santa Maria, há previsão de chuva e vento à noite, tendo o IPMA emitido aviso amarelo.

Na informação disponibilizada na página do Facebook da Delegação Regional dos Açores, o IPMA refere que o agravamento do estado do tempo se deve a "uma depressão muito cavada, localizada a norte" da região.

O instituto indica que na sexta-feira está previsto "um aumento da altura das ondas e a continuação de vento muito forte", sendo esperadas ondas até 11 metros nas ilhas do Corvo e das Flores, onde o vento pode soprar até 130 quilómetros/hora.

A mesma velocidade de rajadas é esperada neste dia nas ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico, enquanto em São Miguel é expectável rajadas até 100 quilómetros/hora.

As ilhas dos grupos oriental e central dos Açores estiveram na segunda-feira sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido às condições atmosféricas adversas.

O mau tempo provocou um morto e a Proteção Civil regional contabilizou 157 incidentes, tendo as operações de socorro envolvido 440 operacionais e 109 viaturas.

Escolas, tribunais e serviços municipais fecharam e mais de 1.600 passageiros ficaram em terra devido ao cancelamento de dezenas de voos.

Já na terça-feira, estes dois grupos de ilhas estiveram sob aviso amarelo devido à chuva, trovoada e vento.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.