sicnot

Perfil

País

Medicamentos para o cancro e VIH em farmácias comunitárias a partir de 2016

Algumas farmácias comunitárias vão começar já em 2016 a vender medicamentos oncológicos e para o VIH, atualmente só disponíveis em farmácias hospitalares, com vista a facilitar o acesso dos doentes e garantir adesão às terapêuticas, anunciou hoje o Governo.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mark Blinch / Reuters

O anúncio foi feito durante a apresentação das propostas para reformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pedidas pela tutela a três especialistas.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, apresentou as linhas gerais para a reforma do SNS, entre as quais esta aposta numa maior proximidade dos doentes das farmácias comunitárias, onde possam comprar medicamentos para o cancro ou para doenças infeciosas sem terem que se deslocar obrigatoriamente às farmácias hospitalares.

Estas "experiências piloto", que já estão a ser combinadas com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e com a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e vão ser discutidas com os hospitais de referência, arrancam no próximo ano em várias farmácias comunitárias.

Segundo Fernando Araújo, existe "vontade política e de todos os interlocutores" e "há abertura da ANF e da OF" para escolher os melhores locais para as experiencias piloto.

Esta iniciativa permitirá perceber se "ir buscar medicamentos a farmácias mais perto da residência, em vez de ter que ser na farmácia hospitalar, "melhora a adesão do doente" e "promove melhores resultados clínicos".

Lusa

  • Taxa de desemprego abaixo dos 10%

    Economia

    A taxa de desemprego em fevereiro ficou afinal nos 9,9%. O Instituto Nacional de Estatística reviu o indicador em baixa de 0,1 pontos percentuais, esta sexta-feira. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

  • Incêndio dominado em Gondomar
    4:25

    País

    Está dominado o incêndio que esta manhã obrigou à evacuação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. A repórter Susana Bastos esteve no local.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    Luís Montenegro garante que nunca será candidato à presidência do PSD contra o Passos Coelho. Convidado da Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, o líder da bancada dos sociais-democratas acha mesmo que é um exagero dizer-se que Pedro Passos Coelho está politicamente morto.  

  • China vai iniciar construção de estação espacial em 2019

    Mundo

    A China iniciará, em 2019, a construção da sua estação espacial, um programa que pode avançar depois do êxito alcançado pela nave de carga Tianzhou 1, lançada na semana passada, anunciou hoje o diretor do programa espacial chinês, Wang Zhaoyao.