sicnot

Perfil

País

Portuguesa finalista de prémio europeu para mulheres inovadoras

A professora universitária Susana Sargento, cofundadora da empresa tecnológica Veniam, é uma das nove finalistas do Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016, anunciou hoje o gabinete do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Veniam

O galardão distingue "mulheres com ideias de vanguarda", que fundaram ou cofundaram empresas consideradas de sucesso e que beneficiaram, durante as suas carreiras, de financiamento europeu para a investigação e inovação.

Entre as finalistas da edição de 2016 do Prémio Mulheres Inovadoras estão também concorrentes de Israel, Irlanda, Suécia, Alemanha, Finlândia e França, que criaram empresas inovadoras em vários setores, em particular nas ciências da vida e nas tecnologias de informação e comunicação.

As três vencedoras, que serão anunciadas a 09 de março, recebem prémios de 100.000, 50.000 e 30.000 euros, respetivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.

A Veniam, com sede em Silicon Valley, nos Estados Unidos, e com equipa de engenharia no Porto, foi criada, em 2012, por João Barros, professor na Universidade do Porto, e Susana Sargento, docente da Universidade de Aveiro.

A eles se juntou o casal norte-americano Roy Russell e Robin Chase, respetivamente diretor técnico e fundadora da Zipcar, considerada a maior empresa do mundo de "carsharing", subsidiária do grupo Avis.

A Veniam, que também tem instalações em Singapura, desenvolve soluções para a "internet em movimento", transformando automóveis em pontos de acesso à internet sem fios.

No Porto existe a maior rede de acesso à internet sem fios em veículos, que oferece WiFi grátis a 115 mil utilizadores ativos, nomeadamente em táxis e em autocarros, segundo o portal do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Ao Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016 apresentaram-se 64 candidaturas provenientes dos estados-membros da União Europeia e de países associados ao Honrizonte 2020, programa financeiro europeu que apoia a investigação e a inovação.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52