sicnot

Perfil

País

Autoridades portuguesas em alerta por causa de três jihadistas

As autoridades portuguesas estão em alerta depois de terem recebido informações da Interpol e da polícia espanhola, na semana passada, sobre a possível presença de três jihadistas franceses em território nacional.

© Suhaib Salem / Reuters

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que diz que um deles é suspeito de ser um dos cabecilhas dos atentados terroristas de Paris. As informações têm origem na polícia francesa. Referem que um dos homens pode estar acompanhado por uma mulher e crianças e que outro circula numa viatura já identificada com matrícula francesa.

De acordo com o jornal, as autoridades não conhecem a localização exata dos suspeitos, sabem que estariam a combater na Síria desde 2014 e que poderão estar em trânsito ou escondidos em Portugal ou Espanha. Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, GNR e PSP estão a trabalhar nas investigações em conjunto com os serviços de informações.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC