sicnot

Perfil

País

Dez distritos e Madeira sob aviso amarelo no fim de semana

Dez distritos do continente e o arquipélago da Madeira vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Arko Datta / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, bem como a costa norte da Madeira e o Porto Santo, vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 18:00 de domingo, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas com quatro a cinco metros.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA emitiu também um aviso vermelho para as ilhas do Corvo e Flores, grupo ocidental do arquipélago dos Açores, devido à agitação marítima e ao vento.

Segundo o IPMA, nestas duas ilhas as ondas podem atingir 11 metros até às 18:00 de hoje (menos uma hora nos Açores), enquanto o vento pode registar rajadas superiores a 130 quilómetros/hora entre as 03:00 e as 12:00.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

Já no grupo oriental dos Açores, ilhas de São Miguel e Santa Maria, vigora um aviso laranja para agitação marítima entre as 12:00 e as 19:00 de hoje.

O aviso laranja para agitação marítima é antecedido de um amarelo das 06:00 às 12:00.

As ilhas do grupo central -- Graciosa, São Jorge, Faial, Pico e Terceira -- estão também sob aviso laranja para agitação marítima, que vigora até às 18:00 de hoje, e vento até às 12:00.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.