sicnot

Perfil

País

Eanes e último Governador de Macau recebem condecorações em Belém

O Presidente da República condecora hoje o antigo chefe de Estado António Ramalho Eanes e o último Governador de Macau, Vasco Rocha Vieira.

Bill Clinton vem a Lisboa para uma conferência numa universidade sobre a atual situação económica mundial.

Bill Clinton vem a Lisboa para uma conferência numa universidade sobre a atual situação económica mundial.

© Rafael Marchante / Reuters

Rocha Vieira vai receber a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada pelo processo de transição de Macau, a mais elevada Ordem Honoríficca de Portugal. Ramalho Eanes recebe o Grande Colar da Ordem da Liberdade, distinção normalmente atribuída aos chefes de Estado. Ramalho Eanes era, até agora, o único antigo presidente da república que não tinha recebido a condecoração. A cerimónia decorre hoje, no Palácio de Belém, às onze e meia da manhã.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite