sicnot

Perfil

País

Metro do Porto reforça serviço na passagem de ano

A Metro do Porto anunciou hoje uma operação especial para a passagem de ano na cidade, que prevê o funcionamento contínuo de 31 para 01 de janeiro com um reforço da oferta e da capacidade das composições.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Em comunicado, a empresa afirma que a operação especial programada para a passagem do ano 2015/2016 prevê "um reforço da oferta (menos intervalos entre passagens) e de capacidade (mais veículos duplos em circulação), logo a partir da tarde de 31 de dezembro".

Apenas a Linha Violeta não terá um funcionamento contínuo do metro nessa noite.

A par do São João (de 23 para 24 de junho), a noite de passagem de ano é já uma das festividades de maior afluência ao metro, sendo que em 2015 registou um crescimento de 60% face ao ano anterior, com o transporte de 80 mil pessoas.

A Metro do Porto conta este ano com "uma procura muito, muito forte" face ao programa que a cidade apresenta, disse fonte da empresa, acrescentando que tudo está preparado para "uma passagem de ano de máxima capacidade".

Já no Natal, a operação da Metro do Porto vai terminar no dia 24 às 21:00, sendo que toda a informação quanto às últimas partidas pode ser consultada na página da internet da empresa.

Este ano, no palco da avenida dos Aliados a festa começa a partir das 22:000, com DJ, seguindo-se Pedro Abrunhosa e os Bandemónio.

As linhas Azul e Amarela disponibilizarão uma frequência de 10 minutos entre as 20:00 do último dia de 2015 e as 03:00 do primeiro dia de 2016.

Na Linha Vermelha, e até às 03:00, a frequência será de 30 minutos e o mesmo acontecerá na Linha Verde, entre o ISMAI e Campanhã.

A Linha Laranja, de e para Gondomar, contará com o metro a passar de 20 em 20 minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00 e de 30 em 30 minutos daí em diante.

A Linha Violeta (E) fará o serviço aeroporto Francisco Sá Carneiro nos moldes habituais, ou seja, apenas até às 01:00.

No primeiro dia do novo ano, "e em função da procura habitualmente registada, a circulação do Metro do Porto faz-se com frequências de 15 minutos nas linhas Azul e Amarela e de 30 minutos nas restantes", conclui a empresa.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".