sicnot

Perfil

País

Metro do Porto reforça serviço na passagem de ano

A Metro do Porto anunciou hoje uma operação especial para a passagem de ano na cidade, que prevê o funcionamento contínuo de 31 para 01 de janeiro com um reforço da oferta e da capacidade das composições.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Em comunicado, a empresa afirma que a operação especial programada para a passagem do ano 2015/2016 prevê "um reforço da oferta (menos intervalos entre passagens) e de capacidade (mais veículos duplos em circulação), logo a partir da tarde de 31 de dezembro".

Apenas a Linha Violeta não terá um funcionamento contínuo do metro nessa noite.

A par do São João (de 23 para 24 de junho), a noite de passagem de ano é já uma das festividades de maior afluência ao metro, sendo que em 2015 registou um crescimento de 60% face ao ano anterior, com o transporte de 80 mil pessoas.

A Metro do Porto conta este ano com "uma procura muito, muito forte" face ao programa que a cidade apresenta, disse fonte da empresa, acrescentando que tudo está preparado para "uma passagem de ano de máxima capacidade".

Já no Natal, a operação da Metro do Porto vai terminar no dia 24 às 21:00, sendo que toda a informação quanto às últimas partidas pode ser consultada na página da internet da empresa.

Este ano, no palco da avenida dos Aliados a festa começa a partir das 22:000, com DJ, seguindo-se Pedro Abrunhosa e os Bandemónio.

As linhas Azul e Amarela disponibilizarão uma frequência de 10 minutos entre as 20:00 do último dia de 2015 e as 03:00 do primeiro dia de 2016.

Na Linha Vermelha, e até às 03:00, a frequência será de 30 minutos e o mesmo acontecerá na Linha Verde, entre o ISMAI e Campanhã.

A Linha Laranja, de e para Gondomar, contará com o metro a passar de 20 em 20 minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00 e de 30 em 30 minutos daí em diante.

A Linha Violeta (E) fará o serviço aeroporto Francisco Sá Carneiro nos moldes habituais, ou seja, apenas até às 01:00.

No primeiro dia do novo ano, "e em função da procura habitualmente registada, a circulação do Metro do Porto faz-se com frequências de 15 minutos nas linhas Azul e Amarela e de 30 minutos nas restantes", conclui a empresa.

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.