sicnot

Perfil

País

Metro do Porto reforça serviço na passagem de ano

A Metro do Porto anunciou hoje uma operação especial para a passagem de ano na cidade, que prevê o funcionamento contínuo de 31 para 01 de janeiro com um reforço da oferta e da capacidade das composições.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Em comunicado, a empresa afirma que a operação especial programada para a passagem do ano 2015/2016 prevê "um reforço da oferta (menos intervalos entre passagens) e de capacidade (mais veículos duplos em circulação), logo a partir da tarde de 31 de dezembro".

Apenas a Linha Violeta não terá um funcionamento contínuo do metro nessa noite.

A par do São João (de 23 para 24 de junho), a noite de passagem de ano é já uma das festividades de maior afluência ao metro, sendo que em 2015 registou um crescimento de 60% face ao ano anterior, com o transporte de 80 mil pessoas.

A Metro do Porto conta este ano com "uma procura muito, muito forte" face ao programa que a cidade apresenta, disse fonte da empresa, acrescentando que tudo está preparado para "uma passagem de ano de máxima capacidade".

Já no Natal, a operação da Metro do Porto vai terminar no dia 24 às 21:00, sendo que toda a informação quanto às últimas partidas pode ser consultada na página da internet da empresa.

Este ano, no palco da avenida dos Aliados a festa começa a partir das 22:000, com DJ, seguindo-se Pedro Abrunhosa e os Bandemónio.

As linhas Azul e Amarela disponibilizarão uma frequência de 10 minutos entre as 20:00 do último dia de 2015 e as 03:00 do primeiro dia de 2016.

Na Linha Vermelha, e até às 03:00, a frequência será de 30 minutos e o mesmo acontecerá na Linha Verde, entre o ISMAI e Campanhã.

A Linha Laranja, de e para Gondomar, contará com o metro a passar de 20 em 20 minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00 e de 30 em 30 minutos daí em diante.

A Linha Violeta (E) fará o serviço aeroporto Francisco Sá Carneiro nos moldes habituais, ou seja, apenas até às 01:00.

No primeiro dia do novo ano, "e em função da procura habitualmente registada, a circulação do Metro do Porto faz-se com frequências de 15 minutos nas linhas Azul e Amarela e de 30 minutos nas restantes", conclui a empresa.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.