sicnot

Perfil

País

Metro do Porto reforça serviço na passagem de ano

A Metro do Porto anunciou hoje uma operação especial para a passagem de ano na cidade, que prevê o funcionamento contínuo de 31 para 01 de janeiro com um reforço da oferta e da capacidade das composições.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Em comunicado, a empresa afirma que a operação especial programada para a passagem do ano 2015/2016 prevê "um reforço da oferta (menos intervalos entre passagens) e de capacidade (mais veículos duplos em circulação), logo a partir da tarde de 31 de dezembro".

Apenas a Linha Violeta não terá um funcionamento contínuo do metro nessa noite.

A par do São João (de 23 para 24 de junho), a noite de passagem de ano é já uma das festividades de maior afluência ao metro, sendo que em 2015 registou um crescimento de 60% face ao ano anterior, com o transporte de 80 mil pessoas.

A Metro do Porto conta este ano com "uma procura muito, muito forte" face ao programa que a cidade apresenta, disse fonte da empresa, acrescentando que tudo está preparado para "uma passagem de ano de máxima capacidade".

Já no Natal, a operação da Metro do Porto vai terminar no dia 24 às 21:00, sendo que toda a informação quanto às últimas partidas pode ser consultada na página da internet da empresa.

Este ano, no palco da avenida dos Aliados a festa começa a partir das 22:000, com DJ, seguindo-se Pedro Abrunhosa e os Bandemónio.

As linhas Azul e Amarela disponibilizarão uma frequência de 10 minutos entre as 20:00 do último dia de 2015 e as 03:00 do primeiro dia de 2016.

Na Linha Vermelha, e até às 03:00, a frequência será de 30 minutos e o mesmo acontecerá na Linha Verde, entre o ISMAI e Campanhã.

A Linha Laranja, de e para Gondomar, contará com o metro a passar de 20 em 20 minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00 e de 30 em 30 minutos daí em diante.

A Linha Violeta (E) fará o serviço aeroporto Francisco Sá Carneiro nos moldes habituais, ou seja, apenas até às 01:00.

No primeiro dia do novo ano, "e em função da procura habitualmente registada, a circulação do Metro do Porto faz-se com frequências de 15 minutos nas linhas Azul e Amarela e de 30 minutos nas restantes", conclui a empresa.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.