sicnot

Perfil

País

Ordem dos Farmacêuticos interpôs providência cautelar para suspender a publicidade ao Calcitrin MD Rapi

A Ordem dos Farmacêuticos interpôs uma providência cautelar para tentar suspender a publicidade a um suplemento alimentar, o Calcitrin MD Rapid, um produto que o Infarmed também desaconselha.

© Ali Jarekji / Reuters

No documento, a Ordem dos Farmacêuticos sustenta que os anúncios são publicidade enganosa e constituem uma ameaça à saúde e ao bem-estar dos cidadãos. Isto porque, dizem os farmacêuticos, podem induzir o utente ao consumo desnecessário, nocivo e sem dignóstico prévio de um suplemento cujos efeitos não têm qualquer base científica.

O Infarmed faz coro deste argumento: explica que o Calcitrin não é um medicamento, e portanto não está sujeito ao mesmo controlo de qualidade e alerta para os riscos para a saúde da utilização deste tipo de produtos.


A "Viva Melhor", que comercializa o suplemento já reagiu: a empresa estranha a motivação da Ordem dos farmacêuticos, considera a providência cautelar uma medida "desproporcional" e assegura que o Calcitrin é fabricado num laboratório credenciado, em Portugal, segundo regras rigorosas de controlo de qualidade.

  • Marcelo promete entregar carta de menina com paralisia cerebral ao primeiro-ministro
    3:05

    País

    O Presidente da República está preocupado com os cuidadores dos cidadãos que precisam de cuidados paliativos. No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Casa do Tejo, em Algés, onde três famílias de crianças com paralisia cerebral e outros problemas de saúde são recebidas em conjunto com os pais para que toda a famíla possa receber apoio de técnicos especializados. O Presidente recebeu uma carta de uma menina de 5 anos, com paralisia cerebral, e prometeu que a vai entregar ao primeiro-ministro, para que seja aberta uma porta legislativa mais larga para os problemas das pessoas deficientes.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02