sicnot

Perfil

País

Inverno começa amanhã às 4h48

O solstício de inverno ocorre na terça-feira, às 4h48 (hora de Lisboa), marcando o início da estação do inverno no hemisfério norte, indica o Observatório Astronómico de Lisboa, na sua página na internet.

© Rafael Marchante / Reuters

O inverno, a estação mais fria do ano, prolonga-se por 88,99 dias, até ao próximo equinócio, que acontece a 20 de março, às 4h30, assinalando o começo da primavera.

No solstício de inverno, a declinação do Sol atinge a posição mínima de altura em relação ao equador.

Enquanto nos países do hemisfério norte, como Portugal, começa o inverno, nos países do hemisfério sul inicia-se o verão.

No primeiro dia de inverno, as temperaturas máximas, no continente, vão oscilar entre os 07ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro), de acordo com o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As mínimas vão rondar entre os 0ºC (Bragança) e os 12ºC (Faro).

Na Madeira, a máxima prevista é de 21ºC e a mínima é de 16ºC.

Quanto ao arquipélago dos Açores, as temperaturas previstas atingirão os 16ºC a 17ºC (máximas) e os 11ºC a 13ºC (mínimas).

O céu vai estar, em geral, pouco nublado no território nacional.

Lusa

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.