sicnot

Perfil

País

Inverno começa amanhã às 4h48

O solstício de inverno ocorre na terça-feira, às 4h48 (hora de Lisboa), marcando o início da estação do inverno no hemisfério norte, indica o Observatório Astronómico de Lisboa, na sua página na internet.

© Rafael Marchante / Reuters

O inverno, a estação mais fria do ano, prolonga-se por 88,99 dias, até ao próximo equinócio, que acontece a 20 de março, às 4h30, assinalando o começo da primavera.

No solstício de inverno, a declinação do Sol atinge a posição mínima de altura em relação ao equador.

Enquanto nos países do hemisfério norte, como Portugal, começa o inverno, nos países do hemisfério sul inicia-se o verão.

No primeiro dia de inverno, as temperaturas máximas, no continente, vão oscilar entre os 07ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro), de acordo com o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As mínimas vão rondar entre os 0ºC (Bragança) e os 12ºC (Faro).

Na Madeira, a máxima prevista é de 21ºC e a mínima é de 16ºC.

Quanto ao arquipélago dos Açores, as temperaturas previstas atingirão os 16ºC a 17ºC (máximas) e os 11ºC a 13ºC (mínimas).

O céu vai estar, em geral, pouco nublado no território nacional.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.