sicnot

Perfil

País

Inverno começa amanhã às 4h48

O solstício de inverno ocorre na terça-feira, às 4h48 (hora de Lisboa), marcando o início da estação do inverno no hemisfério norte, indica o Observatório Astronómico de Lisboa, na sua página na internet.

© Rafael Marchante / Reuters

O inverno, a estação mais fria do ano, prolonga-se por 88,99 dias, até ao próximo equinócio, que acontece a 20 de março, às 4h30, assinalando o começo da primavera.

No solstício de inverno, a declinação do Sol atinge a posição mínima de altura em relação ao equador.

Enquanto nos países do hemisfério norte, como Portugal, começa o inverno, nos países do hemisfério sul inicia-se o verão.

No primeiro dia de inverno, as temperaturas máximas, no continente, vão oscilar entre os 07ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro), de acordo com o portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As mínimas vão rondar entre os 0ºC (Bragança) e os 12ºC (Faro).

Na Madeira, a máxima prevista é de 21ºC e a mínima é de 16ºC.

Quanto ao arquipélago dos Açores, as temperaturas previstas atingirão os 16ºC a 17ºC (máximas) e os 11ºC a 13ºC (mínimas).

O céu vai estar, em geral, pouco nublado no território nacional.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19