sicnot

Perfil

País

Fenprof leva hoje ao Parlamento petição por regime especial de aposentação

Mais de 30.000 professores assinaram uma petição por um regime especial de aposentação, ao fim de 36 anos de serviço, que a Fenprof entrega hoje no Parlamento.

LUSA

A entrega do documento estava prevista há já algum tempo, mas foi agendada para hoje, disse à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.

A federação sindical sustenta a pretensão dos professores com "estudos nacionais e internacionais" que dão como certo o desgaste provocado pela profissão, ao nível físico e psicológico.

Propõe para começar, um período transitório em que o professor possa reformar-se com 40 anos de serviço, passando depois a negociações para atingir os 36 anos de trabalho e descontos como condição para a aposentação.

A Fenprof aproveitará a presença no parlamento para se reunir com os grupos parlamentares do BE, do PCP e do PEV, na sequência dos encontros já realizados com as direções partidárias, aguardando ainda a marcação de reuniões idênticas por parte do PSD e do CDS para apresentar as principais questões de política educativa que preocupam os docentes.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC