sicnot

Perfil

País

Fenprof leva hoje ao Parlamento petição por regime especial de aposentação

Mais de 30.000 professores assinaram uma petição por um regime especial de aposentação, ao fim de 36 anos de serviço, que a Fenprof entrega hoje no Parlamento.

LUSA

A entrega do documento estava prevista há já algum tempo, mas foi agendada para hoje, disse à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.

A federação sindical sustenta a pretensão dos professores com "estudos nacionais e internacionais" que dão como certo o desgaste provocado pela profissão, ao nível físico e psicológico.

Propõe para começar, um período transitório em que o professor possa reformar-se com 40 anos de serviço, passando depois a negociações para atingir os 36 anos de trabalho e descontos como condição para a aposentação.

A Fenprof aproveitará a presença no parlamento para se reunir com os grupos parlamentares do BE, do PCP e do PEV, na sequência dos encontros já realizados com as direções partidárias, aguardando ainda a marcação de reuniões idênticas por parte do PSD e do CDS para apresentar as principais questões de política educativa que preocupam os docentes.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.