sicnot

Perfil

País

PSP diz que criminalidade grave e violenta desceu 29 % entre 14 e 21 de dezembro

A PSP informou hoje que entre os dias 14 e 21 de dezembro foi registado um decréscimo da criminalidade violenta e grave (29%) e geral (40%), em comparação com o período homólogo de 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

"Contribuem para este decréscimo de forma notória os crimes por furtos em residência que decresceu cerca de 50%, os furtos por carteiristas que baixaram mais de 40% e os furtos em supermercado e em veículos que diminuíram ambos mais de 45%", refere a PSP.

Quanto ao trânsito, A PSP revela que as manobras de risco já vitimaram mortalmente cinco pessoas desde o início da operação "Festas em Segurança", mais quatro do que em igual período de 2014.

"Desde 14 de dezembro, a PSP registou três atropelamentos mortais, no Porto (dia 16), na Figueira da Foz (dia 17) e em Setúbal (dia 21). Juntam-se a estas três situações, uma colisão em Setúbal no dia 18 em que morreu um cidadão e um despiste a 21 de dezembro da Ilha do Faial, Açores onde faleceu outra pessoa", precisa a Polícia de Segurança Pública.

A PSP divulgou estes dados numa altura em que, a nível nacional, decorre a operação "Festas em Segurança", que inclui diversas iniciativas para garantir "uma maior visibilidade policial, o incremento de uma maior dinâmica operacional e o reforço da vigilância aos crimes" mais usuais nesta época do ano".

Paralelamente, a PSP garante que aumentou exponencialmente os meios humanos e materiais afetos ao trânsito que serão ainda intensificados entre 23 e 27 de dezembro.

A PSP promete continuar a reforçar de "forma visível, ostensiva e ativa" a segurança de todos os cidadãos, sobretudo nos locais de maior afluência, como sejam os centros das cidades e zonas de festas e comemorações.

Quanto ao trânsito, a PSP emite conselhos no sentido de os condutores evitarem conduções de risco motivadas por excesso de álcool, velocidade excessiva e falta de dispositivos de segurança.

Por último, a PSP lembra aos cidadãos que podem requerer nas próximas horas, caso se ausentem durante este período de Natal, a vigilância gratuita das suas residências.

FC//GC.

Lusa/fim

NewsSubjects:- Crime, lei e justiça - Sociedade - Polícia

20151222T163306

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

    Em atualização

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.