Voo Bragança-Portimão inaugurado com dono da companhia aos comandos e ministro a bordo
22.12.2015 17h32
A viagem inaugural da ligação aérea Bragança-Portimão partiu hoje de Cascais, em direção a Vila Real, às 11:00, com o próprio presidente da companhia Aero Vip aos comandos do avião e o ministro Pedro Marques entre os passageiros.

TIAGO PETINGA
Apesar do nevoeiro, a aterragem operada pelo comandante Pedro Leal em Vila Real, às 12:00, foi tranquila, tendo, 15 minutos antes, havido uma paragem em Viseu, onde saiu o autarca local, Almeida Henriques, que também apanhou voo em Cascais.
Os voos estavam suspensos há três anos e foram retomados pela mesma operadora, a Aero Vip, com um percurso diferente daquele que vigorou durante 15 anos -- Bragança-Vila Real-Lisboa -- tendo, agora, sido incluídas paragens em Viseu e Portimão.
A nova linha aérea regional fará, assim, a ligação Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, estando o início do circuito comercial marcado para quarta-feira.
A ligação foi concessionada por três anos à Aero Vip, que receberá do Estado, durante esse período, um total de 7,8 milhões de euros.
Esta concessão surge depois de, em novembro de 2012, o Governo ter suspendido os voos entre Bragança/Vila Real e Lisboa (que já eram realizados pela Aero Vip), com o argumento de que Bruxelas não autorizava mais o financiamento direto de 2,5 milhões de euros por ano à operadora.
Nesta operação existem cinco tipos de tarifas - Premium, Basic, Pex, Promo e Discount - com diferentes condições e que têm valores para um voo de ida e volta Bragança--Cascais desde 94,01 euros ou Cascais--Portimão a partir de 73,45 euros.
Durante a viagem, o comandante afirmou à Lusa que o avião tem capacidade para 18 passageiros e para operar em aeródromos com pistas de dimensão mais reduzida.
"Esta viagem hoje tem um sabor especial porque voltamos a fazer esta rota, mas com dois novos destinos, o que é ótimo", comentou.
Pedro Leal realçou que ao longo do ano haverá uma viagem por dia, duplicando no verão, passando duas vezes pelo mesmo aeródromo.
Já o administrador da Aero Vip, Carlos Amaro, considerou que a nova rota é a "concretização de um passo muito importante" para a empresa e para os municípios envolvidos.
A empresa espera conseguir, em 2016, um volume de negócio superior a 12 milhões de euros, ressalvou.
Enquanto ia apreciando a paisagem, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse ter "lutado muito" para que esta ligação passasse pelo distrito.
"Agora, ficamos a 40 minutos de Lisboa quando hoje estamos a duas horas e meia, além de proporcionar maior conforto", salientou.
Almeida Henriques entendeu que esta ligação vai valorizar "imenso" a região e as empresas.
Para o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, presente na cerimónia de apresentação, a participação do município nesta ligação "só tem fatores positivos".
"Ajudamos a uma maior coesão territorial, afirmamos o aeródromo de Cascais - como prova da sua capacidade para voos comerciais e executivos - e criamos uma nova centralidade no concelho, com a intenção de colocarmos Alcabideche e São Domingos de Rana como freguesias da Costa do Sol", sustentou.
Lusa
Na Homepage
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública europeia no 4.º trimestre de 2017
24.04.2018 às 10h32
-
Autoridades afastam hipótese de terrorismo no atropelamento em Toronto
Dez pessoas morreram e 15 pessoas ficaram feridas num atropelamento que ocorreu na segunda-feira, no centro de Toronto, no Canadá. O condutor da carrinha, uma furgoneta branca, que se encontrava em fuga, já foi detido. Trata-se de um jovem de 25 anos oriundo do norte de Toronto. As autoridades classificam o atropelamento como um "ato deliberado". A hipótese de terrorismo já foi afastada pelas autoridades. O suspeito teria problemas mentais.
24.04.2018 às 12h37
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 0:56