sicnot

Perfil

País

Portugal sob aviso amarelo devido ao nevoeiro e agitação marítima

Dezasseis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e nevoeiro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Rui Caria/SIC

Rui Caria/SIC

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros.

O instituto colocou também os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre sob aviso amarelo devido à previsão de nevoeiro persistentes entre as 01:00 e as 14:00 de hoje.

Também a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas com quatro metros.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, sendo em especial por nuvens altas na região sul a partir do meio da manhã e períodos de chuva, em geral fraca, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado do quadrante sul nas terras altas das regiões norte e centro a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, que persistirá em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha até ao meio da tarde e vento em geral fraco do quadrante leste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 6 e 12 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Viana do Castelo entre 10 e 13, em Braga entre 9 e 14, em Vila Real entre 5 e 8, em Viseu entre 6 e 13, em Bragança entre 3 e 7, na Guarda entre 4 e 10, em Coimbra entre 8 e 15, em Castelo Branco entre 4 e 11, em Santarém entre 5 e 12, em Évora entre 4 e 14, em Beja entre 7 e 15, em Faro entre 10 e 18 e no Funchal entre 15 e 21.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.